Logo Folha de Pernambuco

Brasileirão

Em momentos opostos, Bahia e Sport protagonizam clássico regional

Leão da Ilha tenta se aproximar da zona da Libertadores; Esquadrão de Aço confia no histórico positivo contra oponente

Jair Ventura, técnico do SportJair Ventura, técnico do Sport - Foto: Anderson Stevens / Sport

Os onze dias de respiro do torcedor rubro-negro chegam ao fim e a adrenalina irá voltar a fluir na pele justamente em um clássico. Neste domingo, às 18h15, o estádio Pituaçu será o palco da rivalidade regional entre Bahia e Sport, que se esbarram em momentos distintos no Brasileirão. Em plena ascensão na competição, o Leão da Ilha tem a chance de emplacar o terceiro triunfo consecutivo, enquanto o Tricolor se apoia no retrospecto positivo em casa contra os pernambucanos para afastar a má fase.

Em 14 encontros disputados na Fonte Nova, o Esquadrão de Aço venceu o Sport sete vezes, empatou cinco e perdeu apenas duas vezes. Além disso, marcou o dobro de gols do Rubro-negro: 16 a 8. No último confronto, o Leão foi derrotado por 2x0, na Série A de 2018. Números satisfatórios, mas não para quem vive um jejum na Série A. Nos últimos quatro jogos dentro de casa, o Bahia não venceu nenhum. A última vitória rubro-negra em solo baiano aconteceu em 2017, quando voltou para Recife com um placar de 3x1 na bagagem.

Para repetir o feito, o técnico Jair Ventura tem uma dor de cabeça saudável para lidar. Afinal, o volante Ronaldo Henrique e o atacante Marquinhos estão à disposição após ficarem de fora nas vitórias contra Fluminense e Corinthians. Voltando de lesão na coxa, Ronaldo deve entrar apenas no decorrer da partida. Já Marquinhos é favorito a compor o ataque ao lado de Hernane Brocador, o que provavelmente abdica do sistema de jogo com o meia Jonatan Gómez. O atacante Leandro Barcía também vira opção após colocar um pé fora da Ilha do Retiro, mas tem a missão de recuperar a vaga antes inquestionável.

Em coletiva de imprensa, Jair pregou cautela com o momento do rival baiano e não deu pistas sobre como deve orientar o time rubro-negro em Salvador. “Nós encaramos nossos adversários com a mesma seriedade, independente das circunstâncias deles na competição. O Sport trabalha pra jogar em todas as fases do jogo. Então dentro dessas variedades que mostramos, a gente tem a nossa estratégia contra o Bahia mas mantemos em sigilo para fazer uma surpresa ao adversário”

BAHIA

O Bahia voltou a sentir o gosto dos três pontos novamente na última quarta-feira, frente ao Botafogo, após uma sequência negativa de 9 partidas. Mas o azar atravessa as quatro linhas. Um dos destaques do time, o meia Rodriguinho é dúvida por se recuperar de um trauma no pé. Ausência certa é o atacante Rossi, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Por outro lado, o recém-contratado Anderson Martins foi regularizado e fica disponível para o técnico Mano Menezes.

FICHA TÉCNICA

Bahia
Douglas Friedrich, Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Elias, Gregore, Ramires e Clayson; Marco Antônio (Rodriguinho) e Gilberto. Técnico: Mano Menezes.

Sport
Luan Polli; Patric, Maidana, Adryelson e Sander; Marcão, Ricardinho, Lucas Mugni e Thiago Neves; Marquinhos (Jonatan Gómez) e Hernane. Técnico: Jair Ventura.

Estádio: Pituaçu (Salvador/BA)
Horário: 18h15 (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Kleber Lucil Gil e Helton Nunes (ambos SC)
Árbitro de vídeo: Heber Roberto Lopes (SC)
Transmissão: Premiere

 

Veja também

Newsletter