Logo Folha de Pernambuco

Copa do Mundo

"Em paz", Tite deixa comando da Seleção Brasileira após eliminação no Catar

Ao longo dos seis anos, treinador teve 80,2% de aproveitamento dirigindo o Brasil

Tite deixou o comando da Seleção BrasileiraTite deixou o comando da Seleção Brasileira - Foto: NELSON ALMEIDA/ AFP

WhatsApp Image 2022 11 24 at 19.56.41Chegou ao fim, nesta sexta-feira (9), com a eliminação para a Croácia, o ciclo de Tite sob o comando da Seleção Brasileira. Em fevereiro, o treinador já havia informado que deixaria o cargo de técnico do Brasil após o Mundial. Entretanto, se despediu na entrevista coletiva concedida após o jogo. 

"É uma derrota dolorida, porém estou em paz comigo mesmo. Fim do ciclo. Eu já havia colocado há mais de um ano e meio (que sairia), não sou um cara de duas palavras. Não estava jogando para ganhar e depois fazer drama para ficar. Quem me conhece, sabe", pontuou o treinador. 

Há pouco mais de seis anos no comando do time canarinho, Tite tem excelente aproveitamento na soma dos jogos à frente do Brasil. Entretanto, foi eliminado duas vezes da Copa do Mundo nas quartas de final. Em 2018, revés para a Bélgica, na Rússia, por 2x1. No Catar, empate em 1x1 com os croatas e na sequência eliminação nos pênaltis.

"A Copa anterior foi um processo de recuperação e formação de equipe, e agora teve uma sequência inteira. O desempenho vocês podem fazer a avaliação, está à mostra", seguiu o técnico. 

Aproveitamento

Ao todo, Tite dirigiu a Seleção Brasileira em 81 partidas. Foram 60 vitórias, 15 empates e seis derrotas, com 174 gols marcados e apenas 30 sofridos. Tudo isso para um aproveitamento de 80,2%. Diante dos números, o treinador preferiu não responder se deixa um legado na Amarelinha. 

"O tempo pode responder melhor. A dor, por mais humana, coerente, consciente que eu possa ter, a emoção está aflorada. Não tenho condição de avaliar o trabalho todo. Com o passar do tempo vocês irão fazer esta avaliação. Não tenho essa capacidade agora depois de uma eliminação", enfatizou. 

Recado para a torcida

Mesmo deixando o comando técnico da equipe canarinho, o treinador fez questão de dizer para o povo brasileiro o quanto ficou sentido com o revés sofrido no Oriente Médio. 

"Dividimos a alegria, dividimos a tristeza. Ninguém mais do que nós queríamos dar essa alegria. Estamos sentidos, com nossos familiares, conosco mesmo, e tem uma geração bonita surgindo. Ela vai se fortalecendo nas adversidades, no crescimento. Todos somos responsáveis, não tem hipocrisia de dizer que é só um, não coloquem herói ou vilão. O futebol te permite um chute desviado na única finalização, e o seu goleiro não fazer uma defesa durante o jogo. Eu tenho um respeito muito grande", finalizou. 

Veja também

Premier League faz mudanças no regulamento sobre patrocínios
Futebol internacional

Premier League faz mudanças no regulamento sobre patrocínios

Guardiola diz que fica no City mesmo que o clube seja punido com rebaixamento
Futebol

Guardiola diz que fica no City mesmo que o clube seja punido com rebaixamento

Newsletter