Em preparação para seletiva olímpica, Etiene Medeiros treina no Recife
Etiene, a primeira brasileira campeã mundial na modalidade, voltou a Pernambuco para passar o final de ano junto à família
Em preparação para a seletiva que garante vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, a nadadora pernambucana Etiene Medeiros aproveitou o período de fim de ano no Recife para otimizar os treinamentos. A atleta realizou treinos no parque aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, que dispõe de uma piscina de 50m. A seletiva acontece no mês de abril, no Rio de Janeiro.
Etiene, a primeira brasileira campeã mundial na modalidade, voltou a Pernambuco para passar o final de ano junto à família. Em 2017, Etiene foi ouro nos 50m costas em Budapeste (2017).
A nadadora ressaltou a importância do Santos Dumont e lamentou as mudanças de planejamento impostas pela pandemia na preparação dos atletas para os Jogos de Tóquio. “Estou vindo de uma sequência bem importante. A gente sabe que seria um ano olímpico e que traçamos muitas coisas, mas tudo saiu diferente. Estar aqui em Pernambuco, treinando em casa, vendo essa piscina reformada é muito gratificante”, afirmou Etiene, que é atleta do Programa Time PE, iniciativa do Governo de Pernambuco idealizada para apoiar atletas olímpicos.
Leia também
• COI anuncia a programação dos Jogos Olímpicos Paris 2024
• Pesquisa aponta que maioria dos japoneses é contra Jogos Olímpicos em 2021
• Canal Olímpico do Brasil reunirá mais de 30 esportes no streaming
“O esporte pernambucano está aparecendo cada vez mais com todo esse suporte. Vejo Pernambuco hoje como o único estado fazendo a diferença no esporte, que é um agente transformador. Fico muito feliz de ver o nosso berço, que lançou atletas como Adriana Salazar, Joanna Maranhão, ter um espaço como esse [o Santos Dumont]”, completou.
A preparação de Etiene na capital pernambucana se estende até o dia 10 de janeiro. Para a atleta, as maiores expectativas giram em torno da vacina contra a Covid-19, que segundo ela vai permitir que a preparação para as seletivas e competição sejam melhor aproveitadas.
“Estou com os pés no chão e muito empolgada para voltar ao cem por cento. Vou aproveitar a piscina de 50m do Santos Dumont para intensificar toda a parte de treinamento, já que passei o ano inteiro treinando em piscina de 25m, então esse período vai fazer bastante diferença no meu planejamento para o ano que vem”, disse a atleta.