Logo Folha de Pernambuco

Decisão

Em reedição da última final, Bahia e Ceará iniciam confronto pelo título da Copa do Nordeste

Reedição da final de 2020 começa neste sábado (1), em Pituaçu; Calendário movimentado atrapalhou as duas equipes

Copa do Nordeste será decidida pela terceira vez entre Bahia e Ceará; Nas duas decisões anteriores, melhor para o CearáCopa do Nordeste será decidida pela terceira vez entre Bahia e Ceará; Nas duas decisões anteriores, melhor para o Ceará - Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

A Copa do Nordeste dá início ao seu capítulo final neste sábado (1º), às 16h, no confronto entre Bahia e Ceará, no estádio de Pituaçu, em Salvador. Pelo segundo ano seguido, as duas equipes fazem a grande decisão da Copa do Nordeste. Em 2020, também em Pituaçu, o Vozão saiu com o título, vencendo as duas partidas. No entanto, em 2021, as duas equipes vivem calendários parecidos, por conta do início da Copa Sul-Americana, provocando mais desgaste nos elencos e ausências, com algumas possíveis já para a final. 

O Bahia, mandante da primeira partida, se classificou na primeira fase na segunda posição do grupo A, com 13 pontos, atrás justamente do Ceará. Para a final, confia no poder do ataque para voltar a vencer o Nordestão após quatro anos. A equipe tricolor conta com o melhor ataque da competição, com 20 gols marcados, sendo 7 destes do atacante Gilberto, artilheiro da competição. 

Na primeira final de Copa do Nordeste de sua carreira, o treinador Dado Cavalcanti conta com os retornos de Nino Paraíba, Conti, Rodriguinho, Rossi e Gilberto, que desfalcaram a equipe contra o Guabirá, na Copa Sul-Americana, na última terça-feira (27). 

Já o Ceará, se classificou na primeira fase como líder do grupo A e segue invicto na competição, até então e com a melhor defesa da competição, com apenas três gols sofridos. O Vozão também conta com um poderoso ataque, autor de 19 gols, o segundo melhor da Copa do Nordeste.

No entanto, a equipe alvinegra também vive o desgaste causado pelas viagens da Sul-Americana. Após o empate com o Arsenal de Sarandí, na Argentina, o elenco do Vozão vai encarar uma maratona de viagens na próxima semana. Além da viagem para Salvador, para enfrentar o Bahia, o elenco treina na capital baiana e de lá segue para a Bolívia, onde enfrenta o Bolívar, em Santa Cruz de La Sierra, na próxima quarta-feira (5) e retorna para Fortaleza em seguida. 

Para a grande final, o treinador Guto Ferreira deverá ter força máxima à disposição. O Ceará tem o segundo melhor ataque da competição, com 19 gols marcados, apenas um a menos que o Bahia. Por outro lado, o Ceará tem a melhor defesa do Nordestão, com apenas três gols sofridos, nos dez jogos disputados até a final.

Na beira do campo, estarão os treinadores Dado Cavalcanti e Guto Ferreira. O treinador do Bahia chega a sua primeira final de Copa do Nordeste, mas é vitorioso em outra competição regional, a Copa Verde, conquistada por Dado em 2016 e 2018, quando comandava o Paysandu.

Por outro lado, o treinador do Ceará chega em sua terceira final, tendo conquistado as duas anteriores, em 2017 e 2020. No título pelo Bahia, foi campeão com o melhor ataque e a melhor defesa, enquanto na conquista com o Vozão, venceu de forma invicta a competição. Ambos os casos podem se repetir para Guto Ferreira em 2021. 

Na história, Bahia e Ceará se enfrentaram 49 vezes, com 19 vitórias para o Vozão, 16 para o Tricolor e 14 empates. Apenas no Nordestão, foram 14 encontros entre as duas equipes, com sete vitórias alvinegras, quatro do Esquadrão e três empates. 

A grande decisão que inicia neste sábado, marca o terceiro encontro entre Bahia e Ceará em finais de Copa do Nordeste, com duas vitórias para o Ceará. Em 2015, o Vozão venceu as duas partidas, na Fonte Nova e no Castelão, conquistando o primeiro título regional da história do clube. Em 2020, novamente o mesmo roteiro, com duas vitórias em cima do Tricolor de Aço, na conquista do bicampeonato. 
 

Veja também

Botafogo tenta retomar vitórias para manter liderança do Brasileiro
FUTEBOL

Botafogo tenta retomar vitórias para manter liderança do Brasileiro

George Russell faz a pole position do GP de Las Vegas de F1
AUTOMOBILISMO

George Russell faz a pole position do GP de Las Vegas de F1

Newsletter