Em reedição da última final, Bahia e Ceará iniciam confronto pelo título da Copa do Nordeste
Reedição da final de 2020 começa neste sábado (1), em Pituaçu; Calendário movimentado atrapalhou as duas equipes
A Copa do Nordeste dá início ao seu capítulo final neste sábado (1º), às 16h, no confronto entre Bahia e Ceará, no estádio de Pituaçu, em Salvador. Pelo segundo ano seguido, as duas equipes fazem a grande decisão da Copa do Nordeste. Em 2020, também em Pituaçu, o Vozão saiu com o título, vencendo as duas partidas. No entanto, em 2021, as duas equipes vivem calendários parecidos, por conta do início da Copa Sul-Americana, provocando mais desgaste nos elencos e ausências, com algumas possíveis já para a final.
Leia também
• Ceará e Bahia estão na final da Copa do Nordeste
• Salgueiro perde do Ceará e está eliminado da Copa do Nordeste; Veja todos os classificados
• Empate entre ABC e Sampaio confirma eliminações de Sport e Santa na Copa do Nordeste
O Bahia, mandante da primeira partida, se classificou na primeira fase na segunda posição do grupo A, com 13 pontos, atrás justamente do Ceará. Para a final, confia no poder do ataque para voltar a vencer o Nordestão após quatro anos. A equipe tricolor conta com o melhor ataque da competição, com 20 gols marcados, sendo 7 destes do atacante Gilberto, artilheiro da competição.
Na primeira final de Copa do Nordeste de sua carreira, o treinador Dado Cavalcanti conta com os retornos de Nino Paraíba, Conti, Rodriguinho, Rossi e Gilberto, que desfalcaram a equipe contra o Guabirá, na Copa Sul-Americana, na última terça-feira (27).
Já o Ceará, se classificou na primeira fase como líder do grupo A e segue invicto na competição, até então e com a melhor defesa da competição, com apenas três gols sofridos. O Vozão também conta com um poderoso ataque, autor de 19 gols, o segundo melhor da Copa do Nordeste.
No entanto, a equipe alvinegra também vive o desgaste causado pelas viagens da Sul-Americana. Após o empate com o Arsenal de Sarandí, na Argentina, o elenco do Vozão vai encarar uma maratona de viagens na próxima semana. Além da viagem para Salvador, para enfrentar o Bahia, o elenco treina na capital baiana e de lá segue para a Bolívia, onde enfrenta o Bolívar, em Santa Cruz de La Sierra, na próxima quarta-feira (5) e retorna para Fortaleza em seguida.
Para a grande final, o treinador Guto Ferreira deverá ter força máxima à disposição. O Ceará tem o segundo melhor ataque da competição, com 19 gols marcados, apenas um a menos que o Bahia. Por outro lado, o Ceará tem a melhor defesa do Nordestão, com apenas três gols sofridos, nos dez jogos disputados até a final.
Na beira do campo, estarão os treinadores Dado Cavalcanti e Guto Ferreira. O treinador do Bahia chega a sua primeira final de Copa do Nordeste, mas é vitorioso em outra competição regional, a Copa Verde, conquistada por Dado em 2016 e 2018, quando comandava o Paysandu.
Por outro lado, o treinador do Ceará chega em sua terceira final, tendo conquistado as duas anteriores, em 2017 e 2020. No título pelo Bahia, foi campeão com o melhor ataque e a melhor defesa, enquanto na conquista com o Vozão, venceu de forma invicta a competição. Ambos os casos podem se repetir para Guto Ferreira em 2021.
Na história, Bahia e Ceará se enfrentaram 49 vezes, com 19 vitórias para o Vozão, 16 para o Tricolor e 14 empates. Apenas no Nordestão, foram 14 encontros entre as duas equipes, com sete vitórias alvinegras, quatro do Esquadrão e três empates.
A grande decisão que inicia neste sábado, marca o terceiro encontro entre Bahia e Ceará em finais de Copa do Nordeste, com duas vitórias para o Ceará. Em 2015, o Vozão venceu as duas partidas, na Fonte Nova e no Castelão, conquistando o primeiro título regional da história do clube. Em 2020, novamente o mesmo roteiro, com duas vitórias em cima do Tricolor de Aço, na conquista do bicampeonato.