Logo Folha de Pernambuco

Futebol

"Enquanto tivermos chances, vamos brigar", diz Florentín sobre luta do Sport contra queda

Segundo os cálculos matemáticos, o Leão teria de vencer todos os cinco jogos que restam do clube para escapar do rebaixamento à Série B

Gustavo Florentín, técnico do SportGustavo Florentín, técnico do Sport - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

A derrota do Sport por 2x1 diante do Ceará, no Castelão, neste domingo (14), pela Série A do Campeonato Brasileiro 2021, deixou a situação do clube ainda mais delicada na luta contra o rebaixamento à Série B. Com 30 pontos e na 18ª colocação, o Leão, segundo os cálculos matemáticos, teria de ganhar todos os cinco compromissos que restam para evitar a degola, alcançando os 45 pontos. Cenário complexo, mas que permite ao técnico Gustavo Florentín não jogar a toalha no sonho de manter os pernambucanos na elite nacional.

“Precisamos seguir em frente. Temos de ganhar os cinco jogos. Enquanto houver essa opção, vamos brigar”, disse o técnico, que lamentou os erros de pontaria diante do Vozão.“Fizemos tudo para ganhar o jogo. Considero que foi injusto. Se fosse por merecimento, nós ganharíamos, mas no futebol não há merecimento. O adversário foi mais contundente do que a gente. Faltou entrar a bola no gol. Tivemos criatividade, opções, oportunidades, mas faltou pontaria. Os jogadores fizeram o que queríamos taticamente, mas faltou sorte também. Considero que, injustamente, perdemos o jogo”, frisou.

Os jogos restantes do Sport na Série A serão contra Bahia, São Paulo, Flamengo, Chapecoense e Athlético. A diferença do Sport para o atual 16º colocado, o Tricolor de Aço, é de seis pontos - os baianos estão com 36. O clube, porém, tem dois jogos a menos. Um deles será disputado nesta segunda (15), perante o Atlético/MG, na Fonte Nova. 

Em 33 jogos disputados, o Sport tem sete vitórias, nove empates e 17 derrotas. O Leão tem o pior ataque da competição, com 20 gols marcados. 

Base brilhando em meio à crise

Mesmo em uma fase complicada, alguns pratas da casa do Sport tem conseguido se destacar no Brasileirão. Caso, por exemplo, do centroavante Mikael, autor de sete gols pelo clube no torneio. O goleiro Maílson, o lateral-direito Ewerthon e o meia Gustavo são outros que se firmaram na equipe principal.

“Sou um treinador que gosto de dar oportunidades aos jogadores mais jovens. Eu me caracterizo por observá-los e estamos dando chance para eles se consolidarem. Não é fácil jogar estando na zona de rebaixamento. Os jovens estão tendo valentia, mostrando a cara. Temos um elenco pequeno, mas não é por isso que estamos dando oportunidade. Vamos seguir dessa maneira. Buscamos que eles tenham cada vez mais confiança”, declarou Florentín.

 

Veja também

Newsletter