Logo Folha de Pernambuco

Futebol de patins

Equipe do Recife de futins embarca para a Turquia para disputar o Mundial da modalidade

Esta será a sétima participação do Brasil na modalidade, que tem três medalhas de bronze como melhor resultado

Seleção brasileira de futinsSeleção brasileira de futins - Foto: Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco

A seleção brasileira de futins, representada por jogadores pernambucanos, embarcou, nesta segunda-feira (18), para Trabzon, na Turquia, onde disputará o Campeonato Mundial da modalidade, que inicia a partir desta quarta-feira (20) e vai até o dia 26 de novembro.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Seleção Brasileira de Futins (@futinsbrasil)


 

Esta será a sétima participação do Brasil na modalidade. O melhor resultado do país foi a medalha de bronze, conquistada em três ocasiões: 2010, em Piacenza, na Itália; 2011, no Recife; e 2012, em Marselha, na França.

Para esta edição do torneio, Breton Borges, que já jogou os Mundiais de 2012 e 2013, na Holanda, sendo, inclusive, artilheiro da competição com 14 gols, declarou que está otimista com a disputa deste ano.

“As expectativas são as melhores para este Mundial! Hoje, nossa equipe está bastante preparada para enfrentar os desafios que virão. Acredito muito na minha equipe, vejo que o desenvolvimento de cada atleta nosso está sendo muito importante para equipe. Estamos mais focados do que nunca! Nosso objetivo será sempre trazer a tão desejada medalha de ouro”, afirmou.

Breton Borges, jogador da seleção brasileira de futinsBreton Borges, jogador da seleção brasileira de futins. Foto: Cortesia.

Além de Breton, também embarcaram para a Turquia Márcio Ely, Philipp Pereira, Sérgio Pena e Emerson Santiago.

Emerson, aliás, irá disputar um mundial pela primeira vez. “O raio”, como é conhecido, revelou estar muito orgulhoso de representar o país no torneio.

“Isso aí [o Mundial] é novo na minha vida, é uma realização. Eu nunca participei de competição mundial, em nenhum esporte que eu vivenciei em toda minha vida, e está dentro do futins, fazendo parte disso, é motivo de muito orgulho para mim. Primeiro por representar Pernambuco, porque o esporte foi criado aqui, e segundo por representar o Brasil”, declarou.

Emerson SantiagoEmerson Santiago. Foto: Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco

Além dos jogadores, quem também estará junto à delegação é Almir Falcão, presidente da Associação Brasileira de Futins e criador do esporte, que será o técnico da equipe durante o Mundial.

Almir exaltou a importância desta competição, em específico, principalmente por ser a primeira em que serão adotadas as regras do futins, e não a do RollerSoccer, esporte criado nos Estados Unidos, que se assemelha à modalidade brasileira

“As vezes que nós disputamos os mundiais foram com as regras do RollerSoccer. Este Mundial, nós vamos jogar com as regras do futins, então, para a gente, vai ser uma coisa muito interessante”, disse.

Almir Falcão, à direita, ao lado de Mehdi Salmanpour, presidente da Federação Internacional de Futebol de Patins, à esquerdaAlmir Falcão, à direita, ao lado de Mehdi Salmanpour, presidente da Federação Internacional de Futebol de Patins, à esquerda. Foto: Cortesia.

Ainda segundo Almir, o presidente da Federação Internacional de Futebol de Patins (Fifs), Medhi Salman Pour, que também é membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), pretende levar outros integrantes do comitê para discutir a possibilidade do futins virar olímpico.

Foi por pouco
Apesar de conseguirem a ida para disputar o Mundial da Turquia, a equipe demorou a confirmar sua participação por causa de todo custo envolvido na viagem e hospedagem.

“Foi complicado, não foi nada fácil. Aqui no Brasil até o futebol, que é amplamente divulgado, tem muitas equipes que estão com dificuldades financeiras, então você imagina um esporte criado em Pernambuco. Foi muito complicado”, comentou Almir.

No entanto, a equipe conseguiu. A Fifs, juntamente com patrocinadores da Turquia, custearam algumas passagens aéreas e a hospedagem no país-sede.

O Governo de Pernambuco também auxiliou no processo, fornecendo duas passagens aéreas para os jogadores.

Já a Prefeitura do Recife cedeu o Ginásio do Geraldão para a seleção realizar treinamentos. Em nota, a gestão também informou que está estruturando um programa para o auxílio a passagens, em 2025.

Confira a nota
A Secretaria de Esportes do Recife informa que a equipe de futins em questão recebe apoio para treinos no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, o que reforça o compromisso da gestão municipal com as mais diversas modalidades esportivas. Como foi explicado aos atletas, a Prefeitura vem estruturando um novo programa para o auxílio a passagens para o ano de 2025, facilitando com que os atletas recifenses participem de campeonatos nacionais e internacionais, fortalecendo ainda mais o cenário esportivo local. 
 

Veja também

CBF implementa "Gesto Antirracismo" em jogos no Brasil; entenda
RACISMO NO FUTEBOL

CBF implementa "Gesto Antirracismo" em jogos no Brasil

Pernambucanos conquistam medalhas no Campeonato Nacional de Capoeira, em São Paulo
Capoeira

Pernambucanos conquistam medalhas no Campeonato Nacional de Capoeira, em São Paulo

Newsletter