Espanha apoia inclusão da Ucrânia em candidatura com Portugal para sediar Copa de 2030
A sede do Mundial de 2030 será anunciada no 74º Congresso da Fifa, em 2024
O governo da Espanha mostrou nesta terça-feira (4) seu apoio à possível inclusão da Ucrânia na candidatura conjunta com Portugal para sediar a Copa do Mundo de 2030.
"Entendo que amanhã haverá um parecer em que será levada em consideração esta possibilidade", disse a ministra porta-voz do governo, Isabel Rodríguez, em entrevista posterior ao conselho de ministros.
O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, e seu colega português, Fernando Soares, têm programada uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira em Nyon (Suíça) para "atualizar as informações sobre a Candidatura Ibérica ao Mundial 2030".
Leia também
• Copa do Mundo do Catar: 6 recordes que Cristiano Ronaldo pode quebrar no mundial de 2022
• Copa do Catar: varejo e fabricantes apostam em parcelamento e promoções para alavancar venda de TVs
• Francês Boubacar Kamara está fora da Copa do Mundo
"Em todo caso, posso dizer que o governo com certeza apoiaria essa inclusão da Ucrânia em nossa candidatura Ibérica por uma razão importante e, neste contexto, vincular o esporte com a paz é sempre uma boa notícia", disse Rodríguez.
O jornal britânico The Times tinha informado que a Ucrânia entraria na candidatura conjunta de Portugal Espanha como sede de um dos grupos da primeira fase do Mundial.
Perguntadas pela AFP, tanto a federação espanhola como a portuguesa disseram que só se pronunciariam na coletiva de quarta-feira.
Espanha e Portugal oficializaram sua candidatura conjunta para organizar a Copa do Mundo de 2030 no dia 5 de junho de 2021, antes de um amistoso entre suas seleções no estádio Metropolitano de Madri.
A sede do Mundial de 2030 será anunciada no 74º Congresso da Fifa, em 2024.