Logo Folha de Pernambuco

Copa do Mundo 2022

Espanha atropela Costa Rica por 7x0 e assume favoritismo em sua estreia na Copa do Catar

Jovem equipe do técnico Luis Enrique fez jogo de Mundial virar treino

Elenco espanhol comemora segundo gol de Ferran Torres em goleada contra Costa RicaElenco espanhol comemora segundo gol de Ferran Torres em goleada contra Costa Rica - Foto: Raul ARBOLEDA / AFP

A seleção da Espanha passou por cima da Costa Rica com extraordinária goleada de 7 x 0 no início da tarde desta quarta-feira (23), saindo na frente do Grupo E da Copa do Mundo do Catar ao lado do Japão, após vitória inesperada contra a Alemanha.

O primeiro tempo de jogo se tornou um treino da seleção espanhola. Às custas das falhas da Costa Rica, a equipe comandada pelo técnico Luis Enrique mostrou inteligência e técnica com a bola no pé e química entre os atletas, que souberam avançar com criatividade e intensidade na troca de passes entre a fraca marcação adversária.

Diferente de outras seleções europeias que chegam ao Catar com o peso do favoritismo, a Espanha investiu sua energia em garantir a vantagem logo nos primeiros trinta minutos de jogo. Do outro lado, uma Costa Rica em crise, que mal conseguiu aparecer no jogo.

Com participação de Gavi e Pedri, os principais nomes da renovação do elenco espanhol, o terceiro mais jovem do Mundial, Dani Olmo abriu o placar aos 11 minutos - se consagrando como o autor do centésimo gol da Espanha em Copas do Mundo.

A rede costarriquenha balançou novamente aos 21 minutos, dessa vez, pelos pés de Marco Asensio. Aos 31 minutos, Ferran Torres converteu pênalti marcado após colisão com a marcação no terceiro gol para a seleção da Espanha.

A segunda etapa foi marcada por um pouco mais de participação da Costa Rica, mais ligada depois de ser atropelada nos trinta minutos iniciais. No entanto, o desempenho não foi efetivo o bastante para infiltrar a área adversária e criar chances perigosas, ou sequer tornar a vida dos espanhóis um pouco mais difícil.

Enquanto a Costa Rica seguiu acuada, Ferran Torres aumentou a diferença novamente aos 54 minutos de jogo, Gavi perfurou a marcação de três jogadores aos 74 minutos para marcar seu primeiro gol em uma Copa Carlos Soler ainda achou uma abertura para fazer o seu no último minuto de partida antes dos acréscimos.

E para quem achava que estava pouco, Morata aproveitou os primeiros dos oito minutos de acréscimos para cravar o 7 x 0 contra a Costa Rica, a maior goleada da Copa do Mundo do Catar até o momento.

Veja também

Newsletter