Logo Folha de Pernambuco

Chocolate

Espanha atropela Geórgia fora de casa nas Eliminatórias da Euro 2024

Com direito a gol contra, seleção espanhola faz goleada histórica em Tbilisi, na Geórgia

Álvaro Morata faz um hat-trick na goleada da Espanha sobre a GeórgiaÁlvaro Morata faz um hat-trick na goleada da Espanha sobre a Geórgia - Foto: Reprodução/Instagram

A Espanha goleou por 7 a 1 em sua visita à Geórgia com um hat-trick de Álvaro Morata, nesta sexta-feira (8) em Tbilisi, em um jogo das Eliminatórias da Eurocopa-2024, em que o jovem Lamine Yamal, aos 16 anos, se tornou o mais jovem estreante e artilheiro da 'Roja'.

Os gols de Morata (22', 40' e 66'), Dani Olmo (38'), Nico Williams (68'), Yamal (74') e Solomon Kverkvelia contra (28') colocam a 'Roja' provisoriamente em segundo lugar do grupo A, atrás da líder Escócia, que visita Chipre nesta sexta-feira.

A Espanha chegava a Tbilisi pressionada após a derrota sofrida em março contra a Escócia e obrigada a buscar pontos para acertar seu rumo em busca de uma das duas primeiras colocações na chave que dão acesso direto ao torneio continental.

A vitória dá também um impulso ao técnico Luis de la Fuente, prejudicado pelo escândalo em torno do presidente suspenso da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales.

Desde o início, a Roja buscou assumir a posse de bola contra a Geórgia, que esperava atrás para tentar surpreender no contra-ataque.

Os poucos avanços dos donos da casa até a área do goleiro Unai Simón surgiam pela ponta esquerda onde Khvicha Kvaratskhelia, destaque de sua equipe, tentava surpreender.

Morata abre o caminho 

Com Rodri como catalisador do jogo, a Espanha logo abriu o placar quando Morata desviou de cabeça na área um cruzamento de Marco Asensio (22').

A Roja apertava, fechando a Geórgia em sua área, e logo aumentou quando Kverkvelia mandou a bola para o próprio gol ao tentar afastar (28').

A Geórgia não conseguia se livrar da pressão adversária, o que resultou na entrada de Dani Olmo na área para fazer o 3 a 0 com um chute colocado (38').

Dois minutos depois, uma nova triangulação entre Fabián e Morata terminou com o segundo gol do atacante do Atlético de Madrid (40').

A Espanha já tinha uma ampla vantagem, mas pagou com as lesões de Olmo, que sofreu uma pancada no joelho na jogada do gol, e de Asensio, que sentou e pediu para sair, sendo substituído por Nico Williams e Lamine Yamal (44').

Com sua entrada em campo, Yamal se tornou o jogador mais jovem da história a estrear pela seleção espanhola, com apenas 16 anos e 57 dias, batendo o recorde estabelecido por seu companheiro Gavi em 2021.

O jovem estreante também quebrou o recorde de Gavi como o mais jovem artilheiro da Roja ao fechar a goleada espanhola quase no final da partida.

Geórgia desconta, Espanha aumenta 

A Espanha foi para o intervalo deixando uma boa impressão, mas depois do intervalo e sob chuva torrencial, teve uns primeiros minutos desconcertantes.

A Geórgia intensificou a pressão até encontrar o gol de honra, quando Giorgi Chakvetadze dominou uma bola na área e seu chute passou por baixo do corpo de Unai Simón (49').

O gol impulsionou a Geórgia, que, por alguns minutos, colocou a Espanha dentro de sua própria área. A Roja, no entanto, conseguiu administrar a pressão dos locais e recuperou logo a posse de bola.

E assim Morata fez 5 a 1 com um chute cruzado na saída do goleiro Giorgi Mamardashvili (65').

O gol diminuiu o ímpeto da Geórgia, que passou a se defender do bombardeio dos  visitantes, o que não impediu Nico Williams (68') e Lamine Yamal (74') de completarem a goleada.

A Espanha se prepara agora para o jogo contra o Chipre, na terça-feira, em Granada, onde tentará se manter no caminho das vitórias.

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Santa Cruz: um dos mais experientes do elenco, Lucas Siqueira elogia manutenção de base para 2025
Santa Cruz

Santa Cruz: um dos mais experientes do elenco, Lucas Siqueira elogia manutenção de base para 2025

Newsletter