Logo Folha de Pernambuco

RECOMEÇO

Esportes individuais dão passo adiante na volta ao novo normal

Modalidades retomam treinos em Pernambuco enquanto profissionais lamentam tempo perdido

Com chances de disputar Paralimpíada, Ana Cláudia retornará aos treinosCom chances de disputar Paralimpíada, Ana Cláudia retornará aos treinos - Foto: Pedro Menezes/Arquivo SEE

A partir desta segunda-feira, estará liberado em Pernambuco os treinos de modalidades esportivas individuais, com permissão para serem realizados em parques, praias e orlas marítimas ou fluviais. Um passo adiante na retomada da normalidade para atletas e treinadores, embora o cenário ainda esteja marcado por indefinições por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Mesmo com a liberação, nem todos os atletas e paratletas retornarão. É o que explica o treinador do paratletismo, Ismael Marques. "Do meu grupo, só voltarão a treinar agora duas paratletas: Ana Cláudia e Leilane Moura. Elas são as que possuem chances de disputar os Jogos Olímpicos em 2021. Além disso, elas têm carro, diferente dos demais atletas paralímpicos aqui, que usam o transporte público. Temos muitos cadeirantes que precisam segurar no corrimão e tocar em mais objetos, aumentando o perigo de contrair a doença. Esse grupo tem uma particularidade de ser mais afetado pelo vírus e, por precaução, precisamos ter esse cuidado", apontou. "É algo bastante desafiador. Eu perdi a rotina de musculação, dos treinos e precisei buscar soluções. Comprei alguns materiais e comecei a correr em casa mesmo para manter o corpo ativo", complementou Ana. 

Sem poder retornar aos treinos no momento, alguns paratletas precisam de atenção redobrada. "Alguns tiveram um período de depressão porque não podiam mais sair de casa para treinar. Procurei conversar e fazer um acompanhamento junto com um psicólogo. Foi como uma prisão para eles e, mesmo com a liberação, ainda há um risco. Fizemos reuniões por videochamadas para tentar amenizar. Continuaremos com esse trabalho porque não adianta somente se preocupar com o lado físico e técnico se o mental não estiver bem", ressaltou o treinador. 

Para o técnico de atletismo Abraão Nascimento, mesmo com o retorno aos treinos no segundo semestre, a temporada já está comprometida. "Tínhamos algumas metas e a volta já será tarde para atletas de alto nível. Passamos quase quatro meses sem poder utilizar uma pista. Precisamos de duas, três semanas de readaptação para depois recuperarmos o ritmo antigo. Muitos voltaram para o interior e eu acabei tendo contato com cinco, seis que continuaram treinando em casa ou na garagem. Isso também faz com que o nível de preparação fique desnivelado. Não sei se os torneios que estão marcados para esse ano ainda acontecerão. O ano de 2020 foi perdido. A maior preocupação é recuperar todos para o ciclo olímpico de 2021", argumentou.

Gerido pelo Estado, o Parque Santos Dumont, localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, já tem um protocolo para reabrir a pista de atletismo e o parque aquático para atletas de alto rendimento. Como o acesso a clubes e associações ainda segue proibido, quem tiver interesse, por exemplo, de usar a piscina do local deve enviar uma solicitação para a secretaria executiva de Esportes do Estado. Algo que pode acontecer com o pentatleta Felipe Nascimento. 

Felipe Nascimento retomará atividades sonhando em recuperar boa formaFelipe Nascimento retomará atividades sonhando em recuperar boa forma

"Voltei a correr na rua, mas lá não tem a mesma intensidade porque você precisa se preocupar com os carros. No parque, eu consigo um treino mais intenso. Mas natação, por exemplo, eu não pude praticar. Agora tem essa opção do Santos Dumont. É complicado porque, quando você fica uma semana sem treinos, já cai a intensidade. Imagina mais de três meses sem nadar? Você perde condicionamento. Eu estava vivendo uma crescente, baixando meu tempo nas piscinas, e agora preciso retomar", alertou.

A volta aos treinos seguirá os protocolos sanitários estabelecidos no Plano de Convivência com a Covid-19 do Governo do Estado, como o distanciamento social e as medidas de higiene. Os atletas só poderão tirar a máscara na hora do treino. As modalidades também têm diretrizes específicas, elaboradas em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e com o apoio de federações esportivas. Entre as recomendações a serem seguidas, estão a desinfecção dos materiais e equipamentos de uso compartilhado após cada manuseio e a aferição de temperatura antes do acesso aos espaços/equipamentos esportivos.

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter