Logo Folha de Pernambuco

LIBERTADORES

Como é o estádio do Independiente, que pode ser nova sede da final da Libertadores

A casa do Independiente tem capacidade para 42 mil torcedores, aproximadamente a metade da capacidade do Monumental

Estádio Libertadores da América pode ser palco da final da LibertadoresEstádio Libertadores da América pode ser palco da final da Libertadores - Foto: Reprodução/Internet

Após a eliminação do River Plate na semifinal da Libertadores, na última terça-feira, o local da final da competição pode ser alterado. Segundo a Rádio Mitre, da Argentina, a sede do confronto do dia 30 de novembro pode sair do Estádio Monumental de Núñez e ser realizada no Estádio Libertadores da América, do Independiente.

O estádio que pode se tornar a sede da final fica localizado em Avellaneda, em Buenos Aires, na área metropolitana da Grande Buenos Aires, a 20 km de distância do Monumental de Núñez. Inaugurado em 4 de março de 1928, a casa do Independiente tem capacidade para 42 mil torcedores.

A arena foi batizada de Libertadores de América, em homenagem às conquistas do Independiente na competição mais importante do continente, onde o clube é o maior vencedor — atualmente o clube tem sete títulos contra seis do Boca Juniors.

Além disso, o estádio tem outra curiosidade que chama a atenção. A casa do Independiente fica a menos de 300 metros do estádio do Racing, ambos estão localizados nas cercanias da Avenida Bartolomeu Mitre, em Avellaneda, potencializando a rivalidade entre eles. Com isso, o clássico de Avellaneda é considerado um dos maiores do futebol argentino.

O último time brasileiro a jogar neste estádio foi o Ceará, pela Copa Sul-Americana, em 2022. Na ocasião, o time treinador por Dorival Júnior venceu o Independiente por 2 a 0, ainda na fase de grupos, e eliminou os argentinos do torneio.

Neste século, também jogaram lá Bahia, Santos, Fortaleza, Corinthians, Grêmio, Flamengo, Chapecoense, Goiás e Internacional.

Veja também

Ex-goleiro do Real Madrid, Casillas detona escolha do Bola de Ouro: 'Prêmio absurdo'
Bola de Ouro

Ex-goleiro do Real Madrid, Casillas detona escolha do Bola de Ouro: 'Prêmio absurdo'

Vini Jr. 'está no limite' após derrota no prêmio Bola de Ouro, diz jornal espanhol
BOLA DE OURO

Vini Jr. 'está no limite' após derrota no prêmio Bola de Ouro, diz jornal espanhol

Newsletter