Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Estadual não dará mais vaga ao Nordestão; Regional deve mudar formato e ter redução de participantes

A partir de 2025, competições estaduais não serão utilizadas para credenciar os clubes a participar da Copa do Nordeste; novas diretrizes devem ser definidas ainda nesta semana

Nova taça do Campeonato Perambucano de 2025Nova taça do Campeonato Perambucano de 2025 - Foto: Rafael Vieira/FPF

A partir de 2025, os campeonatos estaduais não vão ceder vagas para a Copa do Nordeste de 2026. O Regional deve passar por mudanças no modelo de disputa e até no número de participantes. Segundo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, as novas diretrizes de como funcionará o torneio devem ser definidas ainda nesta semana.

"Nós vamos mudar tudo. O primeiro passo era zerar o sistema que tinha. Estou aqui em São Paulo e vou me reunir com outros presidentes de federações e com Ednaldo Rodrigues (mandatário da Confederação Brasileira de Futebol). Vamos estabelecer um novo modelo junto com a CBF. Os estaduais já foram reduzidos e isso deve acontecer também com a Copa do Nordeste, caindo também o número de datas. A ideia é definir isso ainda nesta semana", apontou o presidente da FPF.

Segundo documento apresentado pela CBF,  "a habilitação de participação de clubes na nova competição estará condicionada à observância dos requisitos técnicos e ao cumprimento de demais requisitos de participação estabelecidos pela CBF, não podendo a Federação Estadual provisionar, reservar ou dispor de vaga para a Eliminatória da Copa do Nordeste e da Copa do Nordeste em seus Regulamentos de Campeonatos Estaduais de 2025".

Para a edição atual da Copa do Nordeste, o modelo segue mantido com dois grupos de oito clubes cada, com uma equipe enfrentando um adversário da chave oposta. Os quatro melhores de cada lado avançam para o mata-mata. Os melhores colocados têm a vantagem de ter o mando de campo no jogo único das quartas e semifinais. A decisão acontece com embates de ida e volta.

No modelo atual, as vagas são distribuídas da seguinte forma: 12 de maneira direta, sendo nove para os campeões de cada estado do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão e Sergipe) e outras três via ranking da CBF. As quatro restantes são dadas por meio do chamado ‘pré-Nordestão”.

Na fase preliminar participam 16 clubes. As sete melhores federações no ranking nacional indicam dois cada, e as duas de colocação inferior têm direito a ceder uma vaga. Dois mata-matas são realizados para, no fim, sobrarem quatro equipes que entram na etapa de grupos. 

Até o momento, a CBF não indicou possíveis novos critérios que serão adotados. O atual campeão da Copa do Nordeste é o Fortaleza. Em 2025, Pernambuco tem Náutico e Sport assegurados na etapa de grupos, além de Retrô e Santa Cruz na fase preliminar. O Tricolor enfrenta o Treze, no Arruda, enquanto a Fênix recebe o Moto Club-MA, na Arena de Pernambuco.

Veja também

Patrick Allan celebra bons números em 2024, mas mira crescimento em 2025
Futebol

Patrick Allan celebra bons números em 2024, mas mira crescimento em 2025

McGregor admite que errou após condenação por agressão sexual: 'Não posso voltar atrás'
MMA

McGregor admite que errou após condenação por agressão sexual: 'Não posso voltar atrás'

Newsletter