Logo Folha de Pernambuco

Santa Cruz

Estreia em Manaus e confronto inédito; o que espera o Santa na sequência inicial da Série C

Primeiro jogo do Tricolor na Série C acontece no dia 30 de maio, em Manaus

Em 2020, Santa Cruz perdeu de 2x1 para o Manaus, no ArrudaEm 2020, Santa Cruz perdeu de 2x1 para o Manaus, no Arruda - Foto: Rafael Melo/SCFC

A caminhada do Santa Cruz na Série C do Campeonato Brasileiro recomeça no dia 30 de maio. Em 2021, o Tricolor disputará a terceira divisão nacional pela sétima vez, sendo o quarto ano consecutivo (2008, 2012, 2013, 2018, 2019, 2020, e 2021).  O primeiro adversário da Cobra Coral na competição é o Manaus; a partida, que será disputada na Arena da Amazônia, exige do clube pernambucano o maior deslocamento (em distância e tempo de viagem) entre os nove adversários da primeira fase. Já a segunda rodada prevê um confronto inédito entre o recém-promovido Floresta/CE e o Santa.

O Manaus - que terminou a primeira fase da Série C 2020 na quinta colocação do Grupo A, liderado pelo Santa - teve a melhor campanha da fase inicial do Campeonato Amazonense. A  equipe comandada pelo técnico Luizinho Lopes decidirá o título estadual contra o São Raimundo neste sábado (15). Até o momento, o clube manauara tem o melhor aproveitamento entre os clubes do grupo (80,9%). Foram 14 partidas e 11 vitórias na temporada, além de um empate e duas derrotas (uma delas contra o Bahia pela Copa do Brasil). 

Santa Cruz e Manaus se enfrentaram em apenas duas oportunidades e, até o momento, não houve vitória Coral no confronto. Foram duas partidas válidas pelo campeonato nacional na temporada passada: na Arena da Amazônia, um empate sem gols, e no Arruda, uma vitória dos visitantes pelo placar de 2x1. 

Na segunda rodada, que acontece no dia 5 de junho, a terceira divisão proporcionará mais um confronto inédito na história do Santa Cruz. Será o primeiro duelo contra o Floresta/CE, que conquistou o acesso à Série C na última temporada. Fora do Campeonato Cearense, o Floresta ainda não disputou partidas oficiais em 2020. 

Reformulação
Às vésperas da estreia na competição tida pela diretoria como a mais importante da temporada, o Santa Cruz passa por uma nova reformulação no elenco. Na última semana, o departamento de futebol do clube anunciou os desligamentos de três atletas (Elicarlos, Marcos Vinícius e Maxwell) e confirmou que novas demissões podem acontecer nos próximos dias. 

De acordo com o executivo de futebol do clube, Fabiano Melo, serão contratados "entre seis e sete atletas" que se juntarão aos remanescentes do plantel atual até a estreia na Série C. Entre os nomes especulados estão os do lateral-esquerdo Julinho, que disputou o Paulistão pelo São Bento e do meio-campo Rondinelly, atualmente na Inter de Limeira. 

Veja também

Newsletter