Logo Folha de Pernambuco

Xadrez

Estudante pernambucana é destaque no xadrez brasileiro

Mariana Alencar conquistou duas medalhas na principal competição da categoria sub-08

 Mariana Alencar, prodígio do xadrez pernambucano Mariana Alencar, prodígio do xadrez pernambucano  - Foto: Divulgação

Num mundo cada vez mais digital, o analógico jogo de tabuleiro xadrez vem se destacando como uma poderosa ferramenta educacional, especialmente para crianças em idade escolar. Mariana Alencar, com apenas sete anos de idade, não é apenas apaixonada pelas jogadas de xadrez, como também é campeã brasileira e um dos nomes mais promissores do ramo.

Ela participou recentemente, na categoria sub-08, do Festival Nacional da Criança (Fenac), em Natal (RN), trazendo para Pernambuco duas medalhas de ouro e uma de prata, na competição mais importante do Xadrez Brasileiro de categorias. Agora Mariana se prepara para disputar o mundial, em novembro, na Itália.

“Existem três categorias no xadrez: a modalidade relâmpago, o xadrez rápido e o clássico, que é o mais importante de todos, que o jogador tem bastante tempo para pensar. Mariana venceu nas modalidades clássica e relâmpago e ficou em segundo lugar no xadrez rápido. Ela é o maior prodígio da categoria feminina atualmente”, comenta o técnico e professor de xadrez, Louis Lins, que ministra treinamentos e aulas no Colégio CBV. Louis é o único técnico em Pernambuco e o terceiro do Nordeste a ser certificado pela Fide (Federação Internacional de Xadrez) para treinar os mais promissores jovens enxadristas.

Durante sua participação no Fenac, Mariana Alencar jogou 16 partidas e perdeu apenas uma. De toda a delegação pernambucana, a estudante do CBV foi a atleta que mais contribuiu para o quadro de medalhas de Pernambuco. “Mariana Alencar também é a mais jovem WMN (mulher mestra nacional) da história do xadrez no país. Ela conquistou a titulação aos 7 anos e 9 meses no Campeonato Brasileiro de Xadrez Absoluto, que é a mais importante competição do xadrez nacional, reunindo os maiores mestres do Brasil”, complementa Lins.

EDUCAÇÃO

Além de ser uma atividade lúdica e divertida, o ensino do xadrez traz consigo uma série de benefícios que vão muito além das habilidades no tabuleiro. “O xadrez é uma importante ferramenta pedagógica e de modalidade esportiva, trabalhando faculdades cognitivas e comportamentais”, explica Lins. O técnico conta que a aceitação do xadrez entre as crianças é muito grande, de mais de 90%. “A criança não tem a percepção do adulto, que acha o jogo monótono ou muito intelectualizado. As crianças se apaixonam pelas jogadas e estamos falando de um jogo totalmente analógico em plena era digital”.

No Brasil, o ensino de xadrez nas escolas tem crescido, inclusive com iniciativas de inclusão do jogo no currículo escolar como atividade extracurricular. Globalmente, países como os Estados Unidos, a Rússia e alguns da Europa têm programas de xadrez escolar bem estabelecidos, com competições nacionais e internacionais entre os estudantes.

Entre os benefícios do aprendizado do xadrez, o desenvolvimento cognitivo é destaque, pois o jogo estimula habilidades como concentração, raciocínio lógico, pensamento crítico e capacidade de planejamento estratégico. Crianças que praticam xadrez regularmente tendem a ter melhor desempenho acadêmico em áreas como matemática e ciências. Outro ponto positivo é a melhoria da memória, já que a prática do xadrez requer que os jogadores memorizem padrões de movimentos e estratégias, o que fortalece a memória de curto e longo prazo.

Além disso, as habilidades sociais e emocionais também se fortalecem através do xadrez. “Jogar xadrez ensina as crianças a lidar com a competição de maneira saudável, a gerenciar o tempo e a tomar decisões sob pressão. Isso contribui para o desenvolvimento da paciência, da resiliência e da autoconfiança”, ressalta o técnico e professor. Por ser um jogo acessível a todas as crianças, o xadrez também é uma ferramenta de inclusão. Ele pode ser praticado em equipes ou individualmente, o que facilita a integração e a cooperação entre os participantes.

Dicas para crianças aprenderem xadrez:

- Começar com o básico: aprender as regras fundamentais do jogo, a movimentação das peças e os objetivos principais.
- Praticar regularmente: o processo de melhoria no xadrez vem com a prática constante. A dica é dedicar um tempo regularmente para jogar e estudar o jogo.
- Participar de clubes ou aulas: procurar por clubes de xadrez na escola ou na comunidade. Aulas com instrutores experientes podem acelerar o aprendizado e proporcionar oportunidades de jogar com outros alunos.
- Assistir a vídeos e ler livros: existem muitos recursos online e livros dedicados ao aprendizado do xadrez que podem ajudar a aprimorar as habilidades

Veja também

Sport x Athletico-PR: Leoas entram em campo em busca de vaga na final; veja onde assistir
BRASIL LADIES CUP 2024

Sport x Athletico-PR: Leoas entram em campo em busca de vaga na final; veja onde assistir

Com aval do CDU, Sport pretende fechar com investidor para Retrofit da Ilha em 2025
Sport

Com aval do CDU, Sport pretende fechar com investidor para Retrofit da Ilha em 2025

Newsletter