Logo Folha de Pernambuco

Handebol

EUA desistem de Mundial de Handebol por casos de Covid-19

Suíça vai substituir os norte-americanos na competição que começa nesta quarta (13)

Foto: Divulgação/ IHF

Os Estados Unidos da América desistiram do 27º Campeonato Mundial de Handebol Masculino, que acontecerá no Egito a partir desta quarta (13).

A decisão foi tomada em um momento em que a equipe sofre com um número crescente de casos de COVID-19, além de razões relacionadas ao “crescimento a longo prazo do handebol da equipe dos EUA”, segundo os mesmos. A Suíça foi escalada para substituí-los.

A equipe norte-americana deveria competir no Grupo E, que também conta com França, Noruega e Áustria.

Os EUA tornaram-se a segunda seleção a desistir da competição, depois que a República Tcheca se retirou na manhã desta terça (12) e foi substituída pela Macedônia do Norte. Em nota, a federação tcheca afirmou que 13 jogadores, dos 21 convocados, tiveram resultado positivo em testes realizados na última segunda-feira (11), além de três membros da comissão técnica e outros funcionários que estavam na delegação. 

O Mundial de Handebol Masculino está marcado para iniciar às 14h (horário de Brasília) desta quarta-feira (13), com a partida de abertura entre Egito e Chile, no Cairo.

Segue a nota na íntegra:

A equipe de Handebol dos EUA comunicou oficialmente a retirada da participação no 27º Campeonato Mundial Masculino da IHF, após vários resultados positivos nos testes obrigatórios de COVID-19 antes de sua partida para o Egito. Os EUA são, portanto, a segunda equipe a anunciar sua retirada devido a vários casos positivos de COVID-19, depois que a República Tcheca foi forçada a cancelar sua participação na manhã de hoje.

De acordo com os Regulamentos relacionados à COVID-19 para o Campeonato Mundial Masculino da IHF de 2021 no Egito, artigo A. Não comparecimento / Não participação, a segunda nação substituta - Suíça - foi convidada a participar.

A lista de países substitutos foi criada de acordo com os critérios de desempenho da prova de qualificação do continente do atual campeão mundial, que é a Europa.

A Suíça foi indicada como primeira nação substituta devido ao seu 16º lugar no EHF EURO 2020 masculino.

Veja também

Newsletter