Logo Folha de Pernambuco

FORA DAS QUATRO LINHAS

Ex-mulher de jogador tcheco que se assumiu gay elogia atitude: 'muito orgulhosa'

Jakub Jankto foi às redes sociais e publicou um vídeo em que afirma querer 'viver sua liberdade sem precisar se esconder'

Jogador tcheco assume ser homossexualJogador tcheco assume ser homossexual - Foto: Getty Images

Ex-mulher do meio-campista do Sparta Praga, Jakub Jankto, Markéta Ottomanská foi às redes sociais elogiar a atitude do jogador, que assumiu sua homossexualidade, com quem teve um relacionamento que gerou um filho ao casal. Em publicações em suas redes sociais, ela afirmou que o “importante agora é que ele esteja seguro e feliz”, reiterando ter certeza que ele “vai se sentir aliviado”.

“Estou muito orgulhosa por ele ter conseguido reunir forças para ir a público. É o primeiro futebolista em atividade que faz isso. Os que o admitem isso são fortes, [enquanto] todos os outros guardam segredo. Têm medo do que as pessoas vão dizer”, elogiou Markéta.

Nascido na República Tcheca, Jankto publicou um vídeo em suas redes sociais, nesta segunda-feira (13), assumindo sua homossexualidade. No emocionante relato, o jogador diz que quer viver sua liberdade sem precisar se esconder.

A mensagem de Jankto foi de forma clara, direta e de uma pessoa livre que quer dar um passo adiante em um mundo do futebol onde até agora poucos quebraram o silêncio sobre o assunto. Sua ex-mulher, porém, explicou, em sua publicação, que pretende evitar o assunto daqui para frente, para evitar que o assunto possa causar algum problema ao filho.

“Prefiro ficar fora disso, nem que seja para o nosso filho, que ele vai ter que crescer com isso. É apenas a história de Jakub, sua confissão. Quando Jakub me contou, ele também me deu grande liberdade. O importante agora é que ele esteja seguro e feliz. Tenho certeza que você vai se sentir aliviado e nada vai te corroer por dentro”, relatou.

Jankto foi revelado pela Udinese, da Itália, e teve passagens por Ascoli, Sampdoria, Getafe e atualmente está emprestado para o Sparta Praga, primeiro clube de sua infância. Após o vídeo publicado, o atual time do meio-campista de 27 anos fez questão de declarar apoio a ele.

O jogador, que sempre foi convocado para sua seleção nas categorias de base, fez parte do elenco da República Tcheca que chegou às quartas de final da Eurocopa de 2020.

Veja também

Newsletter