Atletismo

Federação de Atletismo mantém veto a russos em competições internacionais

A sanção é por causa da invasão da Rússia à Ucrânia, que teve início em fevereiro de 2022

Federação Internacional de Atletismo (World Athletics)Federação Internacional de Atletismo (World Athletics) - Foto: Reprodução/Internet

Os atletas russos e bielorrussos vão continuar "excluídos" das competições internacionais no "futuro próximo", devido à invasão russa da Ucrânia, informou, nesta quinta-feira (23), o presidente da Federação Internacional de Atletismo (World Athletics), Sebastian Coe, a um ano e meio dos Jogos Olímpicos de Paris.

O Conselho do World Athletics decidiu, por sua vez, reintegrar a Federação Russa de Atletismo, que estava suspensa há mais de sete anos devido a um grande escândalo de doping. Esta decisão não muda nada sobre sua participação imediata nas competições.

A posição era especialmente esperada e significativa, em um momento em que o esporte mundial debate sobre a reintegração de atletas russos e bielorrussos, na perspetiva, sobretudo, das Olimpíadas de Paris.

Depois de ter "recomendado", em fevereiro de 2022, a sua exclusão de competições internacionais, o Comitê Olímpico Internacional (COI) demonstrou, no início do ano, a sua vontade de "explorar caminhos" para a reintegração destes atletas, eventualmente sob uma bandeira neutra e com a condição de que não tivessem "apoiado ativamente a guerra na Ucrânia".

A sugestão do COI, no entanto, gerou grande polêmica e ameaças de boicotes.

A World Athletics decidiu criar um grupo de trabalho para a analisar a situação da exclusão dos atletas em questão devido à invasão da Ucrânia.

Às vésperas da fase classificatória (em abril) para os Jogos Olímpicos, a Federação Internacional de Esgrima (FIE), votou em 10 de março a favor da reintegração de russos e bielorrussos em suas competições.

Já a Federação Ucraniana de Esgrima anunciou nesta semana que irá boicotar as competições envolvendo representantes destes dois países.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter