Fórmula 1

Fórmula 1 cancela GP de Sóchi, na Rússia, devido à invasão na Ucrânia

Decisão foi tomada na quinta-feira (24), após movimentações das tropas russas em solo ucraniano

Carros de Fórmula 1Carros de Fórmula 1 - Foto: Boris Horvat / AFP

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou, na manhã desta sexta-feira (25), o cancelamento do Grand Prix da Rússia. A reunião aconteceu na quinta-feira (24) e contou com a presença de membros das equipes, que decidiram, em conjunto, pela não realização da corrida no país por causa das invasões recentes na Ucrânia.

"A FIA Fórmula 1 visita países ao redor do mundo com a visão positiva de unir pessoas e nações. Estamos assistindo os acontecimentos na Ucrânia com choque, tristeza e esperança por uma reviravolta e uma conclusão pacífica para a situação”, declara, em nota oficial. 

Anualmente, o Grand Prix da Rússia ocorre no Autódromo de Sóchi, localizado na cidade-resort de mesmo nome, próximo ao mar Negro. Com capacidade para 55 mil pessoas, o local sedia corridas desde sua inauguração, no ano de 2014. Das oito disputadas no local, cinco foram vencidas pelo inglês Hamilton, duas pelo finlândes Bottas e uma pelo alemão Rosberg. 

“Na tarde da quinta-feira (24), a federação e os times discutiram o posicionamento do nosso esporte, e a conclusão é, incluindo a visão de todos os acionistas majoritários, impossível de realizar o Grand Prix da Rússia nas atuais circunstâncias”, pontuou a entidade.

O Mundo esportivo se movimenta

Ainda nesta sexta-feira (25), a UEFA, outra gigante organização esportiva e atual organizadora da Champions League, decidiu remover o seu principal evento do solo Russo, transferindo a grande final do maior torneio de futebol do Mundo para Paris. 

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter