Logo Folha de Pernambuco

FÓRMULA 1

FIA decide que Verstappen fará trabalho comunitário em país da África

Punição ao piloto foi dada em razão de palavrões proferidos durante entrevista coletiva oficial da entidade

Verstappen, piloto da Red BullVerstappen, piloto da Red Bull - Foto: Miguel Schincariol/AFP

Quase três meses após anunciar punição a Max Verstappen, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta segunda-feira (9) os detalhes do "trabalho comunitário" que o tetracampeão mundial terá que cumprir. A entidade informou que a ação será realizada em Ruanda, na África.

A escolha do país não foi aleatória. A capital Kigali vai sediar a grande premiação da FIA, além de diversas reuniões gerais sobre o automobilismo mundial, no dia 13 deste mês. E, por ser o campeão da temporada 2024 da Fórmula 1, Verstappen estará na cidade africana para receber a premiação.

Sem revelar maiores detalhes, a FIA informou que o piloto da Red Bull cumprirá sua punição ao ajudar no programa de desenvolvimento de base organizado pelo Ruanda Automobile Club (RAC), organização local que construiu carros utilitários (cross car) a partir de plantas fornecidas pela própria FIA.

"O carro será usado na atividade que o holandês auxiliará, com as plantas de design também entregues à rede global de 147 Autoridades Esportivas Nacionais (ASNs) para promover o automobilismo de base", informou a FIA.

A punição de Verstappen se refere a uma das maiores polêmicas da temporada 2024 da F-1. No GP de Cingapura, no fim de setembro, o holandês entrou em rota de colisão com a FIA em razão de palavrões proferidos durante entrevista coletiva oficial da entidade, ao longo daquele fim de semana.

Ele foi multado e ainda recebeu como sanção extra um "trabalho de interesse público", na época, não especificado. Verstappen rebateu as críticas pelos palavrões e demonstrou desânimo diante das regras impostas pela FIA.


 

Veja também

Campeonato Brasileiro de Xadrez em Natal chega na reta final e define título neste sábado (21)
torneio

Campeonato Brasileiro de Xadrez em Natal chega na reta final e define título neste sábado (21)

Gramadão: Prefeitura do Recife entrega 13º campo requalificado no Coque
REQUALIFICAÇÃO

Gramadão: Prefeitura do Recife entrega 13º campo requalificado no Coque

Newsletter