Copa do Mundo 2022

Fifa explica que bola não saiu em gol do Japão sobre a Espanha

Bola que não saiu permitiu ao Japão marcar o gol da vitória por 2 a 1 sobre a Espanha

No segundo gol do Japão, bola aparenta ter saído por completaNo segundo gol do Japão, bola aparenta ter saído por completa - Foto: Jewel SAMAD / AFP

https://record.nsxafiliados.com/_tXr0BA4MtEPUOsjNOfgKeWNd7ZgqdRLk/1/

A bola que permitiu ao Japão marcar o gol da vitória por 2 a 1 sobre a Espanha no jogo dessa quinta-feira (1), que eliminou a Alemanha da Copa do Mundo do Catar, "não saiu por completo", afirmou nesta sexta-feira a Fifa para apoiar a decisão da arbitragem.

"Pode ser que as câmeras tenham mostrado imagens enganosas, mas segundo as provas disponíveis, a bola não tinha saído por completo dos limites do campo de jogo", indicou a Fifa em uma mensagem no Twitter.

Em um segundo tuíte, a Fifa explicou que "o segundo gol do Japão foi verificado pelo VAR para determinar se a bola tinha saído dos limites do campo de jogo. Os responsáveis pela análise em vídeo utilizaram a tecnologia da linha do gol para saber se a bola ainda estava parcialmente ou sobre a linha".

A Fifa apresentou também um vídeo para apoiar sua explicação.

Aos seis minutos do segundo tempo, o japonês Kaoru Mitoma se esticou para cruzar para Ao Tanaka, que mandou a bola para as redes. Depois da revisão do VAR, o árbitro sul-africano Victor Gomes confirmou o gol.

A lei 9 da IFAB especifica que a bola só sai quando "cruzar por completo a linha de fundo ou a linha lateral, no solo ou no ar".

Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua
 

Veja também

"Pelada dos Médicos" celebra longevidade
Futebol

"Pelada dos Médicos" celebra longevidade

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Newsletter