Eliminatórias iniciam em setembro, confirma Fifa
Entidade define mês de estreia do torneio qualificatório para Mundial, mas jogo na Arena de Pernambuco é incógnita
Apesar da pandemia do novo coronavírus ainda estar em estágio avançado na América do Sul, a Fifa manteve as datas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 para setembro na Conmebol e também na Uefa, com a disputa europeia. Segundo a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), a princípio, o jogo do Brasil contra a Bolívia, pela primeira rodada do torneio, será disputado na Arena de Pernambuco.
"Não há nada certo ainda, mas como o jogo (de abertura) seria aqui, a princípio, continua na Arena. A CBF ainda vai decidir isso, mas acreditamos que a partida seja disputada no nosso Estado", explicou o presidente da FPF, Evandro Carvalho. A reportagem da Folha de Pernambuco procurou a CBF para comentar assunto, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
Também há dúvida se as partidas das Eliminatórias sul-americanas poderão receber público, o que possilvelmente não deve acontecer. No continente, a pandemia ainda não está em desaceleração. Para o jogo do Brasil diante da Bolívia já haviam sido comercializados mais de 30 mil ingressos. Segundo Evandro Carvalho, caso o compromisso seja realizado com os portões fechados, e a Seleção não volte a jogar aqui durante a competição, os torcedores terão o dinheiro devolvido.
Leia também
• Austrália e Nova Zelândia serão sedes da Copa do Mundo feminina
• Globo entra na Justiça contra Fifa e pode ficar sem Copa do Mundo
• Série da Amazon sobre Fifagate mostra dirigentes corruptos e caricatos
"Não há dúvida sobre isso. Se o jogo for aqui e acontecer sem torcida, todos serão reembolsados. Porém, caso a CBF escolha mudar o local do primeiro jogo do Brasil e a Seleção venha jogar aqui em outra oportunidade nas Eliminatórias, os ingressos serão validados para este novo compromisso", falou.
Atualmente, a América do Sul é o principal epicentro da Covid-19 no mundo. São mais de 1,9 milhão de pessoas infectadas pelo vírus somandos os dez países que disputam a competição que dá vaga à Copa do Mundo. O número de mortes é de quase 77 mil. Dono do maior território do continente, o Brasil soma mais de 1,2 milhão de diagnosticados com o novo coronavírus, e confirmou mais de 54 mil óbitos.
Durante a reunião, a Fifa anunciou ainda um fundo de US$ 1,5 bilhão (R$ 8,4 bilhões) para ajuda do futebol no meio da pandemia. Uma parte do dinheiro será em repasses de doações para associações nacionais, que terão de investir metade no futebol feminino. Pela receita da CBF, que é o critério para o total a ser emprestado, a entidade pode pegar todo o dinheiro e emprestar para clubes. A CBF já tem uma linha de crédito para agremiações usando como garantias dinheiro do Campeonato Brasileiro a ser recebido da Globo.
Mundial de clubes
A Fifa também colocou o Mundial de Clubes em pauta, nesta quinta-feira, durante reunião do Conselho Executivo. O que seria disputado no meio do ano que vem, ainda não tem data para ocorrer. Sobre o torneio deste ano, a entidade não bateu o martelo.
A entidade monitora a situação dos torneios continentais para saber se a competição sofrerá modificação. A Libertadores, por exemplo, ainda não tem data para retornar.