Copa do Mundo 2022

Fifa planeja 12 grupos com quatro seleções cada para Copa do Mundo de 2026

Próximo edição da competição terá 16 participantes a mais do que o torneio que é disputado atualmente no Catar

Inglaterra e Estados Unidos duelam na CopaInglaterra e Estados Unidos duelam na Copa - Foto: Paul Ellis / AFP

De acordo com o portal UOL, a Fifa está cogitando manter o formato com quatro seleções por grupo para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. A única mudança seria na quantidade de grupos, saindo de oito (atual modelo, com quatro representantes em cada chave, totalizando 32) para 12. A sugestão veio em discussões na cúpula da entidade por causa do sucesso da primeira fase no Mundial do Catar.

Outro formato cogitado para a Copa de 2026 é a divisão de 16 grupos com três seleções cada. Nesse cenário, porém, os jogos finais, a depender do resultados iniciais, poderiam provocar algumas combinações entre as equipes, buscando um empate, por exemplo. 

Há também uma dúvida sobre quantas seleções passariam para o mata-mata. Inicialmente, a ideia era colocar 32, mas não se descarta deixar apenas 16 vagas, partindo como é atualmente, das oitavas de final em diante. Em relação ao número de jogos, a Copa deve ter mais do que os atuais 64 confrontos, ficando provavelmente entre 80 a 88.

Ao todo, a Copa do Mundo de 2026 terá 16 cidades-sede. No Canadá, as escolhidas foram Vancouver e Toronto. No México, os jogos acontecerão em Guadalajara, Cidade do México e Monterrey. Os Estados Unidos terão a maioria dos locais, com Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami e Nova York.

O aumento do número de participantes da Copa foi uma promessa de campanha de Gianni Infantino, eleito presidente da Fifa em 2016 e reeleito em 2019. Serão 16 vagas para a Europa (Uefa), nove diretas para a África (CAF) e oito para a Ásia (AFC), tendo cada uma possibilidade de ganhar mais um lugar via repescagem. A América do Sul (Conmebol) terá seis (com chances de mais uma na repescagem), assim como as Américas Central e do Norte (Concacaf). A Oceania (OFC) terá uma.

Por sediarem o torneio, Canadá, Estados Unidos e México já estão garantidos na Copa, deixando a Concacaf com mais três vagas e uma repescagem restando. Esta será a primeira vez que um Mundial vai contar com três sedes. Antes, com a exceção de Japão e Coreia do Sul em 2002, todas as edições foram disputadas em apenas um país. Estima-se que o modelo de mais de uma nação sediando a Copa passe a ocorrer com mais frequência no futuro.

Veja também

Rebeca Andrade e Nadia Comaneci se encontram em painel histórico da COB Expo
COB Expo

Rebeca Andrade e Nadia Comaneci se encontram em painel histórico da COB Expo

Bayern x Leverkusen: saiba onde assistir e confira escalações
Bundesliga

Bayern x Leverkusen: saiba onde assistir e confira escalações

Newsletter