Logo Folha de Pernambuco

Copa do Mundo

Fifa quer introduzir disputa de pênaltis na fase de grupos na Copa do Mundo de 2026

Essa seria mais uma mudança que a organização pretende fazer para a próxima Copa, que já vai aumentar o número de participantes

Goleiro Ochoa, do México, pega pênalti de Lewandowski, da Polônia, na Copa do Mundo do CatarGoleiro Ochoa, do México, pega pênalti de Lewandowski, da Polônia, na Copa do Mundo do Catar - Foto: Manan Vatsyayana / AFP

De acordo com o jornal britânico The Athletic, a FIFA quer introduzir para a próxima Copa do Mundo disputas de pênaltis na fase de grupos para jogos que ficam empatados. O vencedor ficaria com um ponto bônus.

A Copa de 2026 será realizada nos EUA, México e Canadá e já terá uma grande mudança: o aumento de 32 para 48 seleções divididas em 16 grupos com três países cada. As duas primeiras colocadas passariam para a próxima fase (16-avos de final), uma rodada de mata-mata a mais do que no atual formato, que começa nas oitavas.

“Os pênaltis podem sim ser uma opção para torneios com grupos de três em que você joga contra dois adversários”, disse Van Basten, Diretor de Desenvolvimento Técnico da FIFA para o jornal alemão Bild, em 2017.

“Pode ficar bem apertado. Se um time, por exemplo, empatar uma partida por 0 a 0 e vencer a outra por 1 a 0, há um alto risco de que as três equipes empatem em pontos e gols no final”, completou.

Apesar das três seleções por grupo já terem sido votadas e aprovadas por unanimidade no conselho da FIFA, existem conversas para que se mantenha o formato atual de quatro países por grupo, pois diminui o risco de manipulação de resultados.

Caso a alteração se mantenha, os pênaltis seriam introduzidos para diminuir esse risco. Eles seriam cobrados antes ou depois das partidas para decidir o ponto extra. Se os pênaltis forem batidos depois do jogo, a possibilidade de manipulação aumenta.

“Jogo da Vergonha"

Tudo o que a organização quer evitar é o que houve em na Copa de 82, no que ficou conhecido como “Jogo da Vergonha” ou “A Desgraça de Gijón". A Alemanha Ocidental precisava vencer a Áustria para avançar, como Argélia e Chile tinham jogado antes, com vitória argelina por 3 a 2, alemães e austríacos sabiam que 1 a 0 para a Alemanha classificava as duas seleções, eliminando a Argélia no saldo de gols. E esse foi o resultado da partida. 

A partida foi altamente criticada pela clara falta de vontade das duas equipes. O gol alemão saiu aos 10 minutos do primeiro tempo, e a partir daí, as duas equipes trocaram passes até acabar. Os próprios torcedores dos países ficaram irritados com o jogo. A Alemanha acabaria perdendo para a Itália na decisão.

Para evitar que casos assim se repitam, a FIFA, desde 1986, coloca os últimos jogos da fase de grupos no mesmo horário. Agora com a introdução de três seleções por grupo, os pênaltis podem ser uma maneira de “desempatar” a partida ao dar o ponto extra e evitar alguma possível manipulação.

Veja também

Newsletter