FUTEBOL INTERNACIONAL

Fifa suspende Fabio Paratici, diretor esportivo do Tottenham

Atualmente nos Spurs, Fabio já atuou como diretor esportivo da Juventos entre os anos de 2010 e 2021

Fabio Paratici, ex-diretor desportivo de futebol da JuventusFabio Paratici, ex-diretor desportivo de futebol da Juventus - Foto: Reprodução/Twitter

Depois de ser suspenso na Itália por seu envolvimento no escândalo de transferências superfaturadas da Juventus, o diretor esportivo do Tottenham, Fabio Paratici, foi suspenso mundialmente pela Fifa nesta quarta-feira (29).

Em janeiro deste ano, a Juve foi condenada pela justiça esportiva italiana, que acusou o clube de ter registrado em suas contas superávits artificiais em transferências de jogadores. Paratici, ex-dirigente do clube, recebeu então uma suspensão de 30 meses, válida somente na Itália.

"A Fifa confirma que, depois de um pedido da Federação Italiana (FIGC), o presidente da Comissão Disciplinar da Fifa decidiu estender as sanções ditadas pela FIGC contra alguns dirigentes a nível mundial", explicou a federação internacional em um comunicado.

Paratici trabalhou na Juventus entre 2010 e 2021, até ser contratado pelo Tottenham.

Na terça-feira, o clube inglês publicou uma longa entrevista com o diretor esportivo, na qual ele fala sobre a demissão do técnico italiano Antonio Conte.

No dia 20 de janeiro, a Juventus foi punida com a perda de 15 pontos no Campeonato Italiano e seu ex-presidente Andrea Agnelli foi suspenso por dois anos, junto a outros dirigentes. Assim como o clube, Paratici entrou com um recurso contra esta suspensão.

A 'Velha Senhora' foi acusada de ter superfaturado os valores de venda de alguns jogadores, em uma série de operações cruzadas com outros clubes, com o objetivo de inflar suas contas.

A Juventus também é alvo de uma investigação judicial sobre possíveis fraudes contábeis para limitar artificialmente seus prejuízos nos balanços apresentados a investidores, referentes aos anos entre 2018 e 2021.

O escândalo de transferências superfaturadas afetava inicialmente vários clubes italianos, que foram absolvidos no ano passado. O tribunal de apelação da FIGC aceitou o pedido do promotor federal de reabrir o caso, somente no que se refere à Juventus.

Veja também

"Pelada dos Médicos" celebra longevidade
Futebol

"Pelada dos Médicos" celebra longevidade

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Newsletter