Decisão

Final Superliga feminina de vôlei: capitães e técnicos analisam como chegam Praia e Minas para duelo

Nicola Negro e Thaísa representaram o Minas, enquanto Paulo Coco e Claudinha foram os símbolos do Praia Clube em entrevista coletiva nesta sexta-feira (19)

Técnicos e capitães de Gerdau Minas e Dentil Praia Clube analisaram mais uma final entre as equipes Técnicos e capitães de Gerdau Minas e Dentil Praia Clube analisaram mais uma final entre as equipes  - Foto: Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco

O clima de decisão na Superliga feminina de vôlei já começou no Recife. A final entre Gerdau Minas x Dentil Praia Clube será realizada neste domingo (21), no ginásio do Geraldão, localizado na Imbiribeira, Zona sul da Capital pernambucana. Neste contexto, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) promoveu uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (19) com as capitães e os técnicos das equipes finalistas. 

Nicola Negro e Thaísa representaram o Minas, enquanto Paulo Coco e Claudinha foram os símbolos do Praia Clube. As duas atletas comentaram suas expectativas para a final da Superliga. 

"A gente luta tanto a temporada inteira para chegar nesse momento. Tivemos muitas dificuldades e chegamos desacreditadas. Mas no fim das contas, a gente acreditar no trabalho nos fez chegar a mais uma decisão. Isso premia o trabalho da equipe. Estou muito feliz por estar aqui novamente", falou Thaísa

“É o momento. O time que for mais forte e resistir vai levar vantagem. São times que se conhecem muito, então é no detalhe. É final, dar aquele algo a mais depois de toda a temporada”, apontou Claudinha

Minas e Praia estão dominando o cenário do voleibol feminino brasileiro nos últimos anos. Essa é a quinta decisão consecutiva entre as duas equipes. Nas outras quatro, a equipe de Belo Horizonte saiu com três vitórias e uma derrota. 

Os dois técnicos analisaram sobre a maior importância da tática ou da motivação nesse momento de decisão. 

"É a quinta final entre essas duas equipes. São poucas vezes que acontece uma saga assim. Ser parte disso é uma coisa grande, estamos com muito orgulho. Eu sou mais um técnico tático. Minhas atletas sabem bem o que precisam fazer na final. Busco sempre um perfil equilibrado entre as coisas e tem também um componente de motivação, porém não é o que valorizo mais como treinador. Se preciso motivar minhas atletas para uma final de Superliga, tem algum problema” analisou o italiano Nicola Negro, do Minas. 

"Tudo é importante e obviamente o aspecto mental e emocional. A grande motivação é estar na final, aproveitar esse o momento, poder disputar o título da Superliga e a grande rivalidade entre as equipes. Acredito muito no aspecto mental de saber lidar com as situações de jogo”, ressaltou o pernambucano Paulo Coco

Novidades

A CBV aproveitou o momento pré-decisão da Superliga e anunciou novidades. Em celebração aos 30 anos, o torneio tem como novo mascote, o leão Ace, que recebeu esse nome após votação popular.

Mascote Ace Leão Ace, novo mascote da Superliga de Vôlei. Foto: Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco. 

A entidade passou a contar com um novo patrocinador: a empresa de energia Enel, que vai estampar os shorts dos uniformes das seleções masculina e feminina, e nas principais competições do calendário nacional - Superliga, Superliga B, Supercopa, Copa Brasil, Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e etapas brasileiras do Circuito Mundial. 

O grande objetivo da parceria vai ser modernizar o Centro de Desenvolvimento do Vôlei que fica em Saquarema, no Rio de Janeiro. O local passa a se chamar "CDV Saquarema Enel". 

Fabiana Claudino, bicampeã olímpica, marcou presença na entrevista coletiva de anúncio e ressaltou a importância do local para o desenvolvimento das atletas brasileiras. 

“Faço parte de Saquarema há muito tempo e vejo o centro crescer e as coisas acontecerem. Eu falo que lá é nossa segunda casa onde a gente se preocupar em treinar e dar nosso melhor para representar o país. Importante tanto para as adultas quanto para a base. Fico muito feliz que possa crescer cada vez mais”. 

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter