Firmino faz dois, Liverpool empata com Benfica e vai às semifinais da Champions
Com time recheado de reservas, time inglês empatou em 3 a 3 com os portugueses
O Liverpool selou sua classificação para as semifinais da Liga dos Campeões da Europa ao empatar com o Benfica em 3 a 3 nesta quarta-feira em Anfield, depois da vitória por 3 a 1 na ida em Lisboa.
O próximo adversário dos 'Reds' na Champions será o Villarreal, que ontem eliminou o Bayern de Munique em plena Allianz Arena.
Antes do jogo de hoje, os torcedores dos 'Reds' fizeram um mosaico na arquibancada que mostrava o número 97, em alusão ao número de mortos na tragédia de Hillsborough, que na próxima sexta-feira completará 33 anos.
Desde o início, a vantagem conseguida no jogo de ida fez o Liverpool encarar o jogo de maneira tranquila. O técnico Jürgen Klopp deixou de fora o egípcio Mohamed Salah e o senegalês Sadio Mané e escalou um trio ofensivo com Luis Díaz, Roberto Firmino e Diogo Jota.
Leia também
• City segura Atlético em Madri, e vai pegar o Real nas semis da Champions
• Em jogaço, Real perde para o Chelsea, mas avança às semis da Champions na prorrogação
• Villarreal elimina Bayern e vai às semifinais da Champions
Mas não foi nenhum deles que abriu o placar para o time inglês. Aos 21 da primeira etapa, o francês Ibrahima Konaté aproveitou cobrança de escanteio de Kostas Tsimikas e fez de cabeça.
Dois minutos depois, o uruguaio Darwin Núñez marcou para o Benfica, mas o gol foi anulado por impedimento.
Aos 32, os portugueses conseguiram o empate com Gonçalo Ramos, que recebeu livre e bateu no canto direito do goleiro Alisson.
No segundo tempo, o Liverpool voltou à frente no placar aos 10 minutos. Em jogada pela esquerda, Diogo Jota aproveitou erro da defesa do Benfica e cruzou para Roberto Firmino só empurrar para o gol.
Com esse panorama tão favorável, Klopp aproveitou para fazer mudanças no time. James Milner deu lugar a Thiago Alcântara e Salah entrou para a saída de Jota.
Aos 20, Firmino voltou a marcar, dessa vez escorando de primeira uma bola lançada na área em cobrança de falta de Tsimikas.
O Benfica, no entanto, não se entregou e chegou mais uma vez ao empate, com o ucraniano Roman Yaremchuk, aos 28, e o uruguaio Darwin Núñez (aos 37), mas a poucos minutos do fim ainda faltavam dois gols para levar o jogo para a prorrogação.
Antes do apito final, cada time ainda teve um gol anulado por impedimento.
O Liverpool, seis vezes campeão da Europa, volta às semifinais da Champions depois de três anos, sendo que na última vez em que esteve nessa fase foi campeão, em 2019.
Para o Benfica, a eliminação na Champions deixa o time sem pretensões para o resto da temporada, já que os 'encarnados' estão longe da briga pelo título no Campeonato Português e foram eliminados da Copa de Portugal nas oitavas de final.
"Estamos decepcionados com o resultado, mas o mais importante é nos classificarmos para as semifinais da Liga dos Campeões. Agora que o jogo acabou, estamos focados no jogo deste fim de semana contra o Manchester City, que é superimportante para nós", disse Konaté depois da partida.
"Se um dia eu me classificar para uma semifinal da Liga dos Campeões e não ficar satisfeito, você pode me bater. Não faria sentido. Fizemos sete mudanças (no time titular) por boas razões", explicou Klopp.