Logo Folha de Pernambuco

Vôlei

FIVB divulga calendário da Liga das Nações de Vôlei 2021

Seleções do Brasil jogarão em Brasília e em Cuiabá durante a primeira fase

José Roberto Guimarães, técnico da seleção brasileira feminina de vôleiJosé Roberto Guimarães, técnico da seleção brasileira feminina de vôlei - Foto: Divulgação/FIVB

Cancelada nesta temporada por conta da pandemia da Covid-19, a Liga das Nações de vôlei já tem definidos os calendários dos torneios feminino e masculino para 2021. A divulgação das datas e das sedes foi feita pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), nesta semana. O Brasil tem estreia prevista para o dia 11 de maio, com a seleção feminina jogando em casa, em Cuiabá, no Mato Grosso. Os homens devem entrar em quadra no dia 14 de maio, nos Estados Unidos. 

Tabela da Liga das Nações de vôlei feminino em 2021

O evento manterá o formato das edições anteriores, com 16 países na Fase Classificatória. A cada uma das cinco semanas desta etapa inicial, as equipes participantes formarão grupos de quatro e jogarão em uma sede diferente. Ao final da agenda, as cinco seleções de melhor campanha e o país sede da Fase Final avançarão.
 
A partir de então, serão criados dois grupos de três equipes, as quais jogarão entre si para decidir quem seguirá para o mata-mata de semifinal e final. A Fase Final feminina será novamente na China, enquanto a masculina terá como sede a Itália. As cidades que receberão os jogos, no entanto, ainda não foram anunciadas. 

A equipe feminina do Brasil não só estreará em casa, como fará a segunda rodada também em solo nacional, em Brasília. O time masculino jogará em casa na segunda e na quinta semana da Fase Classificatória, em Brasília e Cuiabá, respectivamente. Desde que a FIVB extinguiu a Liga Mundial e o Grand Prix, unificando a Liga das Nações para ambos os naipes, o Brasil ainda não conquistou títulos. 

Tabela da Liga das Nações de vôlei masculino em 2021 

Veja também

Newsletter