Logo Folha de Pernambuco

'Final' do Brasileirão

Flamengo x Inter com cara de final

Cariocas e gaúchos podem decidir campeão neste domingo

No primeiro turno, duelo entre cariocas e gaúchos terminou empatado em 2x2No primeiro turno, duelo entre cariocas e gaúchos terminou empatado em 2x2 - Foto: Ricardo Duarte/Internacional SC

Quem disse que pontos corridos não tem final? Pode não ser no formato tradicional, mas o jogo entre Flamengo e Internacional, no Maracanã, neste domingo, pela 37ª rodada, pode cravar o novo campeão da Série A. Os gaúchos lideram o torneio, com 69 pontos. Os cariocas estão em segundo, com 68. Um triunfo do Colorado garante o quarto troféu da competição na história. Empate ou derrota leva a definição do ganhador do Brasileirão até a última rodada. ]

Em caso de vitória, o Internacional se tornará o terceiro clube gaúcho a ser campeão no Maracanã. Em 1997 e 1999, Grêmio e Juventude, respectivamente, venceram a Copa do Brasil no Rio de Janeiro. O Tricolor empatou em 2x2 com o Flamengo, suficiente para ganhar a competição. Dois anos depois, o Alviverde ficou no 0x0 com o Botafogo, outro resultado de igualdade que favoreceu os sulistas.


Flamengo e Internacional já disputaram uma final direta, em 1987, no Módulo Verde do Brasileirão. Os cariocas venceram por 1x0. Em 2009, já no formato de pontos corridos, as equipes chegaram até a última rodada com chances de título. Novamente, o Rubro-negro riu por último, faturando a taça e vendo o adversário novamente com o vice.

O jogo também marcará um duelo de estilos diferentes. O Flamengo, comandado por Rogério Ceni, é o time que valoriza a posse de bola, tendo mais volume de jogo que o adversário em quase todos os confrontos. O Internacional é a equipe reativa, focada em contra-ataques e preocupada em não se expor defensivamente. Até por isso, os gaúchos possuem a melhor defesa da Série A, com apenas 33 gols sofridos em 36 jogos.

Veja também

Newsletter