Logo Folha de Pernambuco

Campeonato Pernambucano

Clássico das Emoções do próximo domingo (18) terá árbitro de vídeo

Duelo entre Náutico e Santa Cruz contará com os recursos do VAR de forma remota

Campeonato PernambucanoCampeonato Pernambucano - Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

O primeiro Clássico das Emoções do ano contará com os recursos do árbitro de vídeo. O uso do VAR no duelo entre Náutico e Santa Cruz, que acontece no próximo domingo (18), será feito de forma remota, a partir de uma cabine instalada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

O modelo, que vem sendo testado pela CBF nos últimos meses, foi utilizado na final da Supercopa 2021, entre Flamengo e Palmeiras. Na ocasião, o árbitro de vídeo foi Wagner Renway. Apesar da partida ter sido disputada em Brasília, a cabine do VAR havia sido instalado na sede da CBF. No clássico, válido sexta rodada do Campeonato Pernambucano, o modelo adotado será semelhante ao utilizado na Supercopa. 

De acordo com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, o novo formato é parte de um conjunto de iniciativas que visa obter melhorias no funcionamento do árbitro de vídeo. "A ideia da entidade máxima do futebol brasileiro é desenvolver o Centro de Excelência da Arbitragem e controlar a operação em um único local", comentou Evandro. 

O árbitro escalado para o confronto entre alvirrubros e tricolores é Diego Fernando Silva de Lima, que será auxiliado por Marcelino Castro de Nazaré e Fernando Antônio Da Silva Junior. Anderson Luís Marques será o quarto árbitro.

Em 2020, a FPF-PE havia confirmado a utilização do VAR nas fases finais do estadual. No entanto, o recurso não foi utilizado por falta de verbas. Na ocasião, a Federação alegou que os custos com os protocolos de segurança contra a Covid-19 inviabilizaram o uso do árbitro de vídeo naquela edição do torneio. 

 

A única ocasião em que o VAR foi utilizado no Campeonato Pernambucano foi na final da edição 2017 do torneio, quando Salgueiro e Sport disputaram o título. Na ocasião, o Leão levou a melhor sobre o Carcará e sagrou-se campeão estadual. 

Veja também

Newsletter