Campeonato Pernambucano

FPF divulga mudanças no sistema de classificação à Série D via Pernambucano

No ano passado, vagas ficaram com Retrô (vice-campeão) e Petrolina (4º colocado)

Taça do PernambucanoTaça do Pernambucano - Foto: Rafael Vieira/FPF

A um dia do início do Campeonato Pernambucano 2024, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) anunciou mudanças no sistema de classificação via Estadual para a Série D do Campeonato Brasileiro. Neste ano, as duas vagas estão mantidas. Porém, uma para a equipe campeã e outra para o time de melhor colocação na primeira fase. 

Em 2023, por exemplo, as vagas para a Série D foram destinadas para as duas melhores equipes da primeira fase que não estavam em divisões superiores. Assim, o Retrô (vice-campeão), e o Petrolina (4º colocado), se garantiram na edição deste ano no campeonato. O Santa Cruz, que ficou em 5º, acabou ficando sem divisão. 

Regulamento do Pernambucano detalha vagas para a Série D. Foto: Reprodução/FPF

As exceções na nova regra da FPF são Sport e Náutico, que estão nas Séries B e C, respectivamente. Assim, se um dos dois for o campeão estadual, o lugar na Quarta Divisão será destinado ao vice-campeão. Se a final for entre ambos, a vaga será do 3º colocado e assim sucessivamente. 

Ainda de acordo com a entidade que comanda o futebol no Estado, o 3º colocado será aquele derrotado na semifinal com a melhor pontuação na primeira fase. Já o 4º lugar será a equipe eliminada na outra semifinal. O 5º lugar, por sua vez, será o clube com maior pontuação a ser vencido nas quartas de final. O 6º será o outro eliminado na mesma fase. Do 7º ao 10º, serão os times que ficaram pelo caminho ainda na primeira fase do certame. 

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter