Futebol

FPF negocia com federações e CBF início do pré-Nordestão em 2022; seletiva pode ficar para 2023

Segundo presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, seis estados são atualmente contra a realização da fase preliminar neste ano

Evandro Carvalho, presidente da FPFEvandro Carvalho, presidente da FPF - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A pré-Copa do Nordeste 2023 corre risco de não ser disputada neste ano. A etapa preliminar que garante vaga na fase de grupos do torneio  normalmente acontece entre os meses de outubro e novembro do ano anterior à edição atual. Porém, por conta do calendário apertado, sem falar no desmanche dos elencos de vários clubes que estarão na seletiva, há um desejo de adiar a disputa para a temporada seguinte. Sentimento esse que, inicialmente, foi compartilhado por oito dos nove estados do Nordeste. A exceção é Pernambuco, que tenta convencer as demais federações, Liga do Nordeste e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para manter a competição ainda em 2022.

"Tivemos alguns encontros na CBF e conversamos com os presidentes de federações. Em um primeiro momento, perdemos de oito a um. Todos eram a favor de disputar a seletiva em 2023, menos Pernambuco, por conta também do desejo de Antônio Luiz Neto (presidente do Santa Cruz). Depois, tive mais algumas reuniões e consegui convencer Ceará e Paraíba a ficarem do nosso lado. Alagoas também está analisando. Falarei com os demais para termos uma maioria na aprovação. Em seguida, conversaremos com a Confederação", afirmou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho.

Constantino Júnior, vice-presidente da Liga do Nordeste, indicou que um parecer sobre o início da seletiva será dado pela entidade máxima do futebol nacional - provavelmente até o final deste mês. "Ainda não foi batido o martelo. Estamos em negociação com os presidentes de federações, mas a decisão final é da CBF. Acredito que até o início da próxima semana haverá uma definição", apontou.



O Santa Cruz começará a preliminar do Nordestão a partir da segunda fase. O Tricolor pegará um dos times que avançar na primeira etapa, que conta com ASA/AL, Altos/PI, Bahia de Feira/BA, Caucaia/CE, Cordino/MA, Falcon/SE, Floresta/CE, Globo/RN, Imperatriz/MA, Jacuipense/BA, Moto Club/ MA, Parnahyba/PI, Retrô/PE, Salgueiro/PE, Treze/PB e 4 de Julho/PI.
Além do Santa, a segunda fase também terá América/RN, Botafogo/PB, Confiança/SE, CSA/AL, Ferroviário/CE, Juazeirense/BA e Vitória/BA. Os clubes, vale citar, jogarão como mandantes em seus respectivos embates com os classificados vindos da primeira etapa. 

Caso avance, o Santa terá ainda pela frente a terceira fase, última barreira antes da classificação à etapa de grupos. Passando por mais um mata-mata, o Tricolor se juntará aos clubes que já estão garantidos na competição: ABC/RN, Atlético de Alagoinhas/BA, Bahia, Campinense/PB, Ceará, CRB/AL, Fluminense/PI, Fortaleza, Náutico, Sampaio Corrêa/MA, Sergipe e Sport. 
Além disso, o Santa deve receber mais de R$ 1 milhão pela participação no Nordestão – os valores exatos ainda não foram divulgados pela Liga do Nordeste. A classificação faria com que o Tricolor tivesse mais um torneio a disputar em 2023, além do Campeonato Pernambucano, Copa do Brasil e Série D – as duas últimas competições foram conquistadas por conta do desempenho coral no Estadual de 2022.

 

Veja também

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024
FUTEBOL

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League
Liga dos Campeões

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League

Newsletter