Logo Folha de Pernambuco

Futebol

FPF realiza lançamento da Copa Maria Bonita

Primeira edição da competição acontecerá entre os dias 6 a 15 de outubro, em Pernambuco com oito equipes participantes

Coletiva de imprensa de apresentação da Copa Maria BonitaColetiva de imprensa de apresentação da Copa Maria Bonita - Foto: Tiago Caldas/CNC

Pernambuco receberá, entre os dias 6 e 15 de outubro, a primeira edição da Copa Maria Bonita. A coletiva oficial de lançamento da competição aconteceu nesta quinta (25), na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). O evento pretende ser um marco na divulgação do futebol feminino na região Nordeste. 

“Será o primeiro e maior evento realizado no Nordeste envolvendo futebol feminino. Seis equipes da região, duas internacionais, com 15 jogos televisionados. É um prazer sediar essa competição”, afirmou o presidente da FPF, Evandro Carvalho, que não esteve presente no encontro por conta de um compromisso no Rio de Janeiro. 

“Quero parabenizar o presidente pela visão de fazer um trabalho importante para o futebol nordestino. A CBF tem procurado fazer com que esse tipo de competição seja cada vez mais participativa, com o incremento das federações”, complementou o mandatário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, em vídeo. 

Apoiada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF), a Copa Maria Bonita será dividida em dois grupos, com quatro times em cada. Nos 10 dias de evento, além das partidas que serão realizadas, o evento promoverá ações sociais, realização de peneiras, workshops e ativações com marcas parceiras. 

“Não será somente uma competição. É um movimento em prol do futebol feminino nordestino. Se a mulher briga pelo espaço na sociedade, a nordestina tem uma briga maior. Por melhores condições, calendário, investimento e atenção. Essa é a essência da criação do torneio”, disse Gustavo Sampaio, diretor de competições da FPF. 



Dirigentes aprovam

"Por falta de calendário, quando acaba uma competição, perdemos nossas meninas para outros clubes. Servimos hoje de barriga de aluguel. Por isso a importância da Copa", apontou Nira Santos, coordenadora do futebol feminino do Sport.

"É muito difícil conseguir patrocínio quando nos apresentamos como futebol feminino. Sempre aparecem muitas barreiras. Esperamos que a Copa Maria Bonita entre de vez no calendário do futebol feminino" ", frisou Silvia Paiva, representante da diretoria da mulher do Náutico. 

Oito equipes do projeto 'Bom de Bola", da Prefeitura do Recife, participarão oficialmente da peneira da Copa Maria Bonita, com a possibilidade de atletas entrarem em alguma das equipes participantes. A competição terá premiação individual (melhor jogadora, goleira e artilheira) e coletiva (para o clube). A entrada será franca, mas com a possibilidade de solicitar 1kg de alimento não-perecível, em ajuda às instituições parceiras que trabalham com ações sociais voltadas ao esporte. 

 

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter