França vence Irlanda e fica perto da vaga na Euro 2024
Os 'Bleus' lideram o Grupo B com 15 pontos e nenhum gol sofrido
A seleção francesa deu mais um passo rumo à Eurocopa de 2024 ao vencer a Irlanda por 2 a 0, nesta quinta-feira (7), no Parque dos Príncipes, conseguindo assim a sua quinta vitória em cinco rodadas das Eliminatórias.
Os 'Bleus' lideram o Grupo B com 15 pontos e nenhum gol sofrido, nove pontos à frente da Holanda e da Grécia, que, no entanto, disputaram dois e um jogo a menos, respectivamente.
Os gols foram marcados por Aurélien Tchouaméni (19') e Marcus Thuram (48', seu primeiro pela França), que havia entrado no primeiro tempo no lugar de Olivier Giroud, lesionado no tornozelo esquerdo.
Em seu 900º jogo da história, a seleção francesa se mostrou soberana durante toda a partida, com uma superioridade física e técnica que não deram nenhuma chance à Irlanda. Mesmo com a vantagem no placar os franceses mantiveram o cerco à área irlandesa, que se contentaram em se defender para não sofrerem mais gols.
Leia também
• Neymar diz que não está 100% para estreia do Brasil nas Eliminatórias da Copa de 2026
• "Dinizismo" faz sua estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026
• Neymar diz que viveu "um inferno" no PSG
Foi uma visita rara da equipe de Didier Deschamps ao tradicional Parque dos Príncipes, um lar 'espiritual' do futebol francês, já que o Stade de France está prestes a receber o Mundial de Rugby.
Deschamps colocou Lucas Hernandez em campo pela primeira vez desde que o zagueiro sofreu uma grave lesão no joelho na Copa do Mundo do ano passado. Já o novo reforço do PSG, Ousmane Dembele, começou na ponta direita enquanto Giroud liderou o ataque.
A Irlanda, por sua vez, teve Adam Idah, do Norwich City, liderando um ataque que jogou sem o jovem prodígio Evan Ferguson devido a uma lesão.
A França saiu na frente em uma jogada em que Kylian Mbappé lançou a bola para Tchouameni, que disparou de fora da área no canto mais distante, marcando um golaço.
Os donos da casa sofreram então um revés, quando Giroud foi forçado a deixar o campo aos 26 minutos devido à lesão no tornozelo que certamente o deixará de fora do amistoso de terça-feira contra a Alemanha, em Dortmund.
O atacante da Inter de Milão, Thuram, entrou em seu lugar e tocou para o capitão Mbappé, que mandou entre as pernas do goleiro Gavin Bazunu, seis minutos antes do intervalo. Mas o gol foi anulado por impedimento de Thuram, privando Mbappé de atingir a marca de 41 gols pela França, o que o igualaria a Michel Platini.
O segundo gol dos anfitriões veio três minutos após o intervalo, quando Thuram disparou uma bola perdida à queima-roupa, depois que o chute de Mbappé foi interceptado pelo zagueiro John Egan.
Momentos depois, veio a melhor chance dos visitantes, com uma cabeçada de Chiedozie Ogbene bem defendida pelo goleiro Mike Maignan.
Mais tarde, Dembele acertou a trave mas o placar permaneceu o mesmo, para o alívio da Irlanda.