Eurocopa Feminina

EURO-2022: torneio confirma crescente interesse pelo futebol feminino, com recorde de público

Até então, a Eurocopa anterior (2017) na Holanda, detinha o recorde total de espectadores

Eurocopa 2022 bateu todos os recordes da competiçãoEurocopa 2022 bateu todos os recordes da competição - Foto: Lindsey Parnaby / AFP

À espera da final de Wembley deste domingo (às 13h, horário de Brasília) entre as anfitriãs inglesas e a Alemanha, que terá uma grande presença de torcedores, a Euro-2022 confirmou o crescente interesse pelo futebol feminino, batendo recordes de público. 

No dia 6 de julho, por ocasião da partida de abertura do torneio, 68.871 pessoas testemunharam a vitória da Inglaterra sobre a Áustria por 1x0 nas arquibancadas de Old Trafford. Foi um recorde de público em uma Eurocopa feminina, superando a marca da final da edição da Suécia-2013 entre Alemanha e Noruega, com 41.301 espectadores, segundo a Uefa. 

O duelo de Old Trafford não é, por outro lado, a partida com mais público para um jogo de futebol feminino na Europa. 

A marca pertence ao Barcelona, que este ano lotou o emblemático Camp Nou em duas ocasiões. A primeira foi no jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões, em 30 de março contra o Real Madrid (91.553), e a segunda menos de um mês depois pela ida das semifinais do mesmo torneio, em 22 de abril contra o Wolfsburg (91.648). 

A Eurocopa anterior, a de 2017 na Holanda, detinha o recorde total de espectadores (247.041) e a Inglaterra já havia quebrado essa marca desde a segunda rodada da fase de grupos, quando a França venceu a Bélgica por 2x1 (248.075). 

No final da fase de grupos, o número total de espectadores nas arquibancadas já havia chegado a 357.993.

A Inglaterra quebrou o recorde de público em uma partida das quartas de final da Eurocopa feminina, com 28.994 pessoas nas arquibancadas de Brighton na vitória por 2x1 sobre a Espanha. Depois bateu o recorde de uma semifinal, em sua goleada sobre a Suécia por 4x0 (28.624 em Sheffield). 

A outra semifinal, na quarta-feira entre Alemanha e França (que terminou 2x1 para as alemãs), atraiu 27.445 espectadores em Milton Keynes, recorde de público para uma semifinal da Eurocopa em duelo sem a presença do anfitrião. 

Neste domingo, as mais de 85.000 pessoas esperadas em Wembley para a final entre Inglaterra e Alemanha também entrarão no livro dos recordes.

Veja também

Chegada de executivo inicia buscas do Náutico por novo técnico
Futebol

Chegada de executivo inicia buscas do Náutico por novo técnico

Marquinhos Xavier celebra 100 jogos no comando da seleção de futsal atrás do inédito mundial
Futsal

Marquinhos Xavier celebra 100 jogos no comando da seleção de futsal atrás do inédito mundial

Newsletter