jogos paralímpicos

Gabrielzinho vence nos 200m livre S2 e fatura 4º ouro da natação brasileira

O brasileiro já tinha conquistado a prata nos 100m costas da classe S2

Gabriel Geraldo dos Santos Araújo, o Gabrielzinho, conquistou a medalha de ouroGabriel Geraldo dos Santos Araújo, o Gabrielzinho, conquistou a medalha de ouro - Foto: Ale Cabral/CPB

Leia também

• Renê Campos Pereira é bronze no single skiff PR1 masculino

• Rayssa Leal brilha e conquista primeira etapa da Liga Mundial de Skate

Gabriel Geraldo dos Santos Araújo, o Gabrielzinho, conquistou a medalha de ouro na final masculina dos 200m livre da classe S2 (atletas com limitações físico-motoras). O brasileiro terminou a prova com o tempo de 4min06s52 e levou sua segunda medalha nas Paralimpíadas de Tóquio. Além disso, foi o quarto ouro da natação brasileira no evento.

A prata acabou com o chileno Alberto Abarza (4min14s17), enquanto o bronze foi para o russo Vladimir Danilenko (4min15s95). O Brasil ainda teve outro representante na final, Bruno Becker, que fechou a disputa na quarta posição (4min22s63).

Gabrielzinho passou em primeiro nos 50m e caiu para segundo na virada dos 100m. Dos 100m aos 150m, variou o estilo e nadou de costas. E retomou a liderança após a metade da prova. Ainda aumentou o ritmo e sobrou nos metros finais.

O brasileiro já tinha conquistado a prata nos 100m costas da classe S2. Em Tóquio, ele ainda disputa os 50m costas, que têm eliminatórias na noite de quarta-feira (1º).

Mineiro de Santa Luzia, Gabrielzinho tem apenas 19 anos, mas já vai recheando seu currículo de medalhas. Em 2019, ele foi ouro nos 50 e 100m livre e bronze nos 50m costas e nos 50m borboleta nos Jogos Parapan-Americanos de Lima. Agora, então, já conquistou dois pódios paralímpicos em Tóquio.

Com o resultado, o Brasil passa a somar 13 medalhas na natação nas Paralimpíadas de Tóquio, sendo quatro de ouro, duas de prata e sete de bronze. Já igualou, assim, o número de douradas do Rio-2016, quando também levou sete pratas e oito bronzes.

O triunfo de Gabrielzinho encerrou um dia especial da natação brasileira em Tóquio. Com direito a recorde paralímpico, Maria Carolina Santiago foi ouro na classe S12 dos 50m livre. E Beatriz Carneiro levou o bronze nos 100m peito da classe SB14.

No total, a delegação do Brasil já faturou 30 medalhas nas Paralimpíadas de Tóquio, sendo 10 de ouro, cinco de prata e 15 de bronze.

Veja também

Arena de Pernambuco sedia abertura dos Jogos Escolares Brasileiros 2024, neste sábado (21)
esportes

Arena de Pernambuco sedia abertura dos Jogos Escolares Brasileiros 2024, neste sábado (21)

Bia Haddad supera australiana e estreia com vitória no Torneio de Seul; veja os melhores momentos
Tênis

Bia Haddad supera australiana e estreia com vitória no Torneio de Seul; veja os melhores momentos

Newsletter