Logo Folha de Pernambuco

PERNAMBUCANO NO TATÂME

Pernambucano Gibson Santos representa o Brasil na disputa do Mundial de Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi

Atleta recifense vai disputar a competição mais importante da modalidade

Gibinho após vencer um de seus embatesGibinho após vencer um de seus embates - Foto: Divulgação

O recifense Gibson Santos, de 37 anos, conhecido como Gibinho, vai representar o Brasil no “Abu Dhabi World Masters Jiu-Jitsu Championship”, nos dias 12 e 13 deste mês. O atleta da academia Ipsep Fight saiu do Recife rumo à capital dos Emirados Árabes Unidos nesta segunda-feira (4).

Com o torneio sediado na Mubadala Arena, em Abu Dhabi, Gibinho, atualmente o quarto colocado no ranking da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e o sétimo da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF), busca consolidar sua trajetória como um dos maiores nomes do jiu-jitsu pernambucano. Gibson Santos vai disputar a categoria peso-pena, que vai até 69kg.

Com títulos em competições nacionais e internacionais, Gibinho é um exemplo de superação. Vindo de uma infância humilde, ele encontrou no jiu-jitsu o caminho para uma vida nova, após um período difícil de dependência química.

“Foram 16 anos sendo escravo das drogas e do álcool. Usei de tudo e cheguei a ser viciado em crack.”

Sobre esse período, ficaram apenas as lembranças e o aprendizado: "As drogas me limitaram como atleta, deterioraram minha saúde, atrapalharam minha vida familiar e destruíram minha dignidade perante a sociedade. Cheguei ao fundo do poço, mas, graças a Deus e ao Jiu- Jitsu, mudei de vida e hoje estou limpo há mais de seis anos”, relembra o atleta, que hoje administra sua própria academia e atua como professor para dependentes químicos e pessoas com problemas de saúde mental.

“É gratificante poder compartilhar minha experiência e ajudar aqueles que estão passando por dificuldades", diz ele.

Em agosto deste ano Gibinho foi campeão do Challenge Brasileiro de Lutas CasadasEm agosto deste ano Gibinho foi campeão do Challenge Brasileiro de Lutas Casadas - Foto: Instagram/@gibsonsantos.bjj

Sobre a disputa em Abu Dhabi, ele afirma que o campeonato será a realização de um sonho e uma forma de motivar jovens a encontrar no esporte um propósito de vida. Gibinho destaca que o torneio representa “a cereja do bolo” em sua carreira, mas sua maior vitória é a transformação de sua própria vida.

Serviço:
Evento: Campeonato Mundial Masters de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi 2024
Data: 12 e 13 de novembro
Local: Mubadala Arena, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unido

Veja também

Pernambuco encerra participação nos Jogos da Juventude com 29 medalhas conquistadas
Esportes Olímpicos

Pernambuco encerra participação nos Jogos da Juventude com 29 medalhas conquistadas

Libertadores: Conmebol insiste em final única após fiascos e prevê recorde de público
COPA LIBERTADORES

Libertadores: Conmebol insiste em final única após fiascos e prevê recorde de público

Newsletter