Governo terá reunião com FPF para discutir volta do futebol
Secretário de Saúde do Estado, André Longo, informou que ainda nesta semana haverá um encontro para buscar uma data para o retorno do Campeonato Pernambucano
Em videocoletiva de imprensa realizada nesta terça (7), o Secretário de Saúde do Estado, André Longo, informou que representantes do Governo de Pernambuco pretendem se reunir ainda nesta semana com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho. O intuito é definir uma data para o retorno do futebol no estado, paralisado desde março por conta da pandemia do novo coronavírus. Até lá, o esporte segue liberado apenas para os treinamentos presenciais.
"Temos contato com o presidente Evandro e teremos uma reunião nesta semana para ouvir as angústias da federação. Temos sensibilidade sobre o tema do futebol, tanto que já liberamos os treinos. Ouvimos esportistas dizendo que o tempo de treinamento mais prolongado é importante, inclusive, para evitar lesões, observando o ponto de vista do estresse e do desgaste que se impõe em uma parada tão grande. Isso tudo será pesado. Sabemos que temos um problema de calendário. O governador Paulo Câmara tem respeito especial sobre o setor. Vamos dialogar para encontrar um denominador comum, que seja o retorno com segurança das atividades, obviamente sem presença de público. Vamos nos reunir para apontar uma data da retomada do futebol no estado", afirmou o secretário.
Havia, inicialmente, uma expectativa por parte da FPF de que o Governo pudesse liberar o retorno do Pernambucano no domingo (12 de julho). O desejo também fazia parte da intenção do estado em sediar a reta final da Copa do Nordeste 2020, ainda sem data de retorno. Sem uma previsão da retomada do esporte, Pernambuco não deve ser escolhido para receber o Regional - a Bahia é a favorita na disputa.
Vale citar que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu as datas de retornos das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. A Primeira Divisão terá início dia 9 de agosto. As demais, no dia 8. O Sport é o atual representante do estado no Brasileirão. O Náutico disputará a Segundona, enquanto o Santa Cruz está na Terceira Divisão.