Logo Folha de Pernambuco

Futebol Internacional

Graças a dois erros defensivos, Liverpool bate Leipzig pela Liga dos Campeões

Após falhas, Alisson volta a atuar bem

Foto: Attila KISBENEDEK / AFP

O Liverpool aproveitou dois erros defensivos do RB Leipzig para vencer por 2 a 0, nesta terça-feira, na partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, disputada na Puskas Arena, em Budapeste (Hungria). 

Os gols que garantiram a vitória dos Reds, que vinham de três derrotas seguidas no Campeonato Inglês, foram marcados pelo egípcio Mohamed Salah (53) e o senegalês Sadio Mané (58).

A vaga para as quartas de final do torneio continental será definida no dia 10 de março, em um duelo previsto inicialmente para o estádio de Anfield, em Liverpool.

Alisson volta a atuar bem

A partida foi disputada na capital húngara porque o governo alemão proibiu a entrada em seu território de qualquer cidadão que venha de uma das áreas com variantes da covid-19, como é o caso do Reino Unido.

E os ares locais parecem ter feito bem ao goleiro Alisson, que fez grandes defesas durante o duelo. O brasileiro vinha sendo questionado por falhar nas últimas partidas da equipe inglesa, que acumula cinco derrotas nos últimos dez compromissos (com 9 pontos de 30 possíveis) pela Premier League.  

A partida começou equilibrada e o time da Alemanha teve a chance de abrir o marcador quando o espanhol Dani Olmo completou de cabeça um cruzamento do compatriota Angeliño, forçando Alisson a defender em cima na linha (5). 

Após esse susto, o Liverpool tomou posse da bola e teve as melhores chances de gol, embora a atuação do goleiro húngaro Peter Gulacsi tenha salvado seu time com três grandes defesas (15, 24 e 33). 

A etapa complementar começou como o primeiro tempo, com Alisson fechando o gol em um chute do francês Christopher Nkunku (47).

Pouco depois, Salah aproveitou um presente da defesa alemã para encarar Gulacsi sozinho e tocar para o fundo das redes (53). 

E Salah acabou aproveitando uma nova falha defensiva, na qual Mukiele errou o tempo de bola e ela sobrou para o atacante Mané disparar sozinho, invadir a área e escolher com perfeição  o canto para ampliar e decretar o resultado final (58).

No confronto de volta, o Liverpool pode perder por até um gol de diferença que garante vaga nas quartas. Em caso de vitória alemã por diferença de dois gols, a partida será decidida na prorrogação.

Veja também

Newsletter