Futebol

Náutico joga mal, perde para o Grêmio e volta ao Z4

Derrota por 2x0 empurrou o time pernambucano para a 17ª posição da Série B, com 18 pontos

Lances de Grêmio x NáuticoLances de Grêmio x Náutico - Foto: Lucas Uebel / GRÊMIO

Não se esperava jogo fácil. Não foi. As probabilidades de uma façanha histórica eram pequenas. Bastou assistir ao duelo para perceber o motivo. O Náutico nunca havia vencido o Grêmio como visitante. O último triunfo foi há 10 anos, nos Aflitos, na Série A 2012. O jejum permanece. Em um cenário assim, o desfecho seguiu o caminho esperado. Diante de um adversário melhor tecnicamente, o Timbu foi derrotado por 2x0, no Rio Grande do Sul, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Tropeço que jogou os pernambucanos novamente na zona de rebaixamento, na 17ª posição, com 18 pontos. 

Poucos segundos se passavam entre a roubada de bola e o avanço ao ataque do Grêmio. A transição rápida dos gaúchos por diversas vezes pegou a zaga alvirrubra desprevenida. Quando a marcação tinha tempo de se fechar, formava uma barreira para impedir que as finalizações dos mandantes não chegassem ao gol. Muitas pararam no meio do caminho. Das que passaram, a de Villasanti só não entrou porque bateu na trave. 

De pé em pé, o Náutico chegou bem em dois momentos. Nenhum deles com um atacante. Uma finalização de Victor Ferraz e outra de Richard Franco, ambas para fora. Lances isolados de um tempo em que o Grêmio foi dominante, mas que não conseguiu transformar o volume ofensivo em gols. Isso até os 42 minutos.

O atacante Ferreira mostrou como se faz quando se tem o gol à frente. Ele recebeu pela esquerda, limpou para o meio e soltou uma bomba no ângulo de Lucas Perri para fazer 1x0.

Atrás do placar e precisando se expor mais para buscar o empate, o Náutico assumiu a postura que o Grêmio queria no segundo tempo. Os espaços na marcação, que já eram bem evidentes, aumentaram. O Timbu esteve mais próximo de tomar o segundo gol do que fazer o dele.

Aos 32, a previsão acima virou um fato. Nicolas cruzou, Bruno Alves subiu bem e cabeceou para ampliar a vantagem dos tricolores. O placar tranquilo não virou goleada porque Elias e Diego Souza perderam chances incríveis. No fim, os dois gols foram suficientes para mexer no saldo alvirrubro e jogar o clube para o Z4 da Série B.

Ficha técnica

 

Grêmio 2

Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti (Lucas Silva), Bitello (Mateus Sarará) e Campaz (Pedro Lucas); Biel (Emerson), Ferreira (Elias) e Diego Souza. Técnico: Roger Machado

Náutico 0

Lucas Perri; Carlão, Bruno Bispo e João Lucas; Thassio (Niltinho), Victor Ferraz (Robinho), Richard Franco, Luis Felipe (Nascimento) e Pedro Vítor; Jean Carlos e Geuvânio (Julio). Técnico: Roberto Fernandes

Local: Arena do Grêmio (Porto Alegre/RS)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC). Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA-SC) e Alex dos Santos (SC)
Gols: Ferreira (aos 42 do 1ºT), Bruno Alves (aos 32 do 2ºT)
Cartões amarelos: Nicolas (G); Luis Felipe, Geuvânio, João Lucas, Thassio, Richard Franco, Jean Carlos (N)
Público: 23.870 torcedores
Renda: R$ 799.321,00

Veja também

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos
FUTEBOL EUROPEU

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo
CASO GOLEIRO BRUNO

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo

Newsletter