Logo Folha de Pernambuco

PASSADO DE GLÓRIAS

Há oito anos, o Nordeste era Tricolor: relembre a conquista inédita da Copa do NE do Santa Cruz

Com jogadores como Grafite, Keno e João Paulo no elenco, a equipe pernambucana venceu o Campinense na decisão regional

Santa Cruz conquistou a Copa do Nordeste em 2016. Na foto, o goleiro Tiago Cardoso ergue a "orelhuda"Santa Cruz conquistou a Copa do Nordeste em 2016. Na foto, o goleiro Tiago Cardoso ergue a "orelhuda" - Foto: Antonio Melcop/Santa Cruz F.C.

O dia 1º de maio, em Pernambuco, ganhou um novo sentido desde 2016. No dia do trabalhador, o time que carrega a alcunha de "Clube do Povo" marcou para sempre a vida da sua torcida. Há exatos oito anos, os nove estados da região Nordeste se coloriram de preto, branco e vermelho. O Santa Cruz havia conquistado, pela primeira vez, o título da Copa do Nordeste, apelidada carinhosamente como "Lampions League". Inédito. Histórico. Inesquecível. 

No estádio Amigão, em Campina Grande, um empate por 1x1 contra o Campinense foi suficiente para o troféu ter a capital pernambucana como destino. O gol de Arthur Caike, para empatar a partida, tirou a possibilidade dos torcedores tricolores voltarem para casa com o gosto amargo do vice-campeonato. A vantagem construída no jogo de ida, com o gol do atacante Bruno Moraes no apagar das luzes, no 2x1, fez com que um empate no jogo de volta se transformasse em uma goleada. O maior triunfo da história da Cobra Coral. 

Relembre a campanha do Santa Cruz na Copa do Nordeste:

No início da competição, o clube começou tropeçando após perder dentro de casa para o Bahia, por 1x0. Porém, a equipe se recuperou e fez bons jogos fora de casa, ganhando para o Confiança e a Juazeirense. O Santa Cruz terminou a primeira fase na segunda colocação do Grupo C, com três vitórias, um empate e duas derrotas. Classificado para as quartas de final, o adversário da vez foi o Ceará, com uma novidade: o técnico Milton Mendes foi contratado e assumiu o comando da equipe pernambucana nos confrontos restantes.

O jogo de ida foi disputado em casa. O placar foi aberto pela equipe adversária, quando Rafael Costa balançou as redes de Tiago Cardoso aos 22 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, com o apoio da torcida, o jogo virou no Arruda. Com uma troca de passes envolvendo Grafite e Wallyson, Keno marcou o gol que empatou a partida. Aos 45 do segundo tempo, o atacante se sagrou herói após virar o jogo e garantir vantagem para a disputa na capital cearense. 

No segundo jogo, realizado no Castelão, o atuação heróica da vez foi do goleiro Tiago Cardoso. Com grandes defesas - incluindo uma de pênalti -, o Santa Cruz ia garantindo a classificação pelo empate de 0x0. Porém, no fim da partida,  Wallyson balançou as redes para garantir a vaga na semifinal da competição. Agora, o adversário era o Bahia, o único clube que havia derrotado a equipe pernambucana na competição.

Na semifinal, o primeiro jogo foi realizado no Arruda. Hernane Brocador abriu o placar ainda aos 20 do primeiro tempo. Keno anotou mais um golaço no campeonato para empatar, dando esperanças para o torcedor pernambucano. Na segunda etapa, com passe de João Paulo, Grafite virou o jogo. Porém, no final do tempo regulamentar, Luisinho, ex-jogador do Santa, empatou a partida para os baianos com uma cobrança de pênalti. 

No jogo da volta, em um duelo de tricolores, os pernambucanos levaram a melhor. O Santa Cruz abriu o placar com Grafite nos minutos iniciais do primeiro tempo e segurou o placar até o apito final. Com a classificação, a decisão foi definida. Santa e Campinense iriam disputar a "orelhuda". O time de Campina Grande eliminou o Sport na disputa de pênaltis. 

Santa Cruz vence Bahia na Fonte Nova e se classifica para a final da Copa do NordesteTorcida tricolor presente no jogo contra o Bahia, na Fonte Nova. Foto: Reprodução/Twitter Santa Cruz

Mais de 36 mil torcedores estiveram presentes na Avenida Beberibe, número 1285. Com o Arruda lotado, o Santa Cruz abriu o placar com Grafite, de cabeça, marcando o seu quinto gol na competição para se sagrar o terceiro maior artilheiro do Nordestão. No segundo tempo, foi a vez da Raposa balançar as redes com Tiago Sala, também de cabeça. Porém, a taça da Copa do Nordeste já estava predestinada. No apagar das luzes, nos acréscimos do segundo tempo, Bruno Moraes marcou um gol e garantiu a vantagem tricolor para o jogo da volta da decisão. 

Aproximadamente 18 mil ingressos foram vendidos para o duelo no Amigão. Durante 70 minutos, as duas torcidas estavam aflitas no território paraibano. Chances para os dois lados e nenhum gol marcado. Um minuto depois, a história mudou. Rodrigão marcou para o Campinense, fazendo a alegria da torcida da Raposa. Naquele momento, a decisão se encaminhava para a disputa de pênaltis. Porém, oito minutos depois, foi a vez da estrela de Arthur Caike brilhar. 

A jogada começou com Keno. O atacante cobrou uma falta na lateral do campo, partiu para cima e infiltrou com facilidade, cruzando na medida para Arthur. Na primeira tentativa, a bola bateu no zagueiro adversário e voltou. Na segunda, para não deixar dúvida, o atacante encheu o pé e balançou as redes da Raposa, sem chances para a defesa do goleiro Gledson. Festa da torcida tricolor. O Nordeste era Santa Cruz. 

Arthur Caike fez o gol do título da Copa do NordesteArthur Caike comemora gol na final da Copa do Nordeste. Foto: Antonio Melcop/Santa Cruz F.C

Ficha técnica

Campinense: Gledson; Negretti, Joécio, Thiago Sala e Danilo; Fernando Pires, Magno, Raul (Filipe Ramon) e Roger Gaúcho (Adalgisio Pitbull); Jussimar (Thiago Pedra) e Rodrigão. Técnico: Francisco Diá

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Vitor (Bruno Moraes), Alemão, Danny Morais e Tiago Costa; Uillian Correa, Leandrinho (João Paulo) e Lelê (Wellington); Arthur, Keno e Grafite. Técnico: Milton Mendes

Local: Estádio Amigão (Campina Grande)
Gols: Rodrigão (aos 25' do 2ºT) e Arthur (aos 33' do 2ºT)
Público e renda: não foram divulgados.

Números do Santa Cruz na Copa do Nordeste

12 jogos (sete vitórias, três empates e duas derrotas)
16 gols marcados (Keno - 5, Grafite - 5, Bruno Moraes - 2, Alemão, Thiago Costa, Wallyson e Arthur - 1)
Nove gols sofridos
Oito assistências (João Paulo - 2, Lelê - 2, Leandrinho, Wallyson, Arthur e Keno - 1)

Elenco campeão da Copa do Nordeste em 2016Elenco campeão da Copa do Nordeste em 2016. Foto: Antonio Melcop/Santa Cruz F.C


Sete dias depois, Santa conquista Pernambuco pela 29ª vez

O mês de maio de 2016 foi marcado por conquistas para o Tricolor pernambucano. Após uma semana da conquista do título da Copa do Nordeste, o Santa Cruz foi campeão do Pernambucano pela 29ª vez, contra o Sport. 

Na primeira fase, o Santa Cruz não fez um bom campeonato. A equipe ficou em quarto lugar na classificação, com apenas duas vitórias, cinco empates e três derrotas no total. Na semifinal, eliminou o Náutico após vencer o Timbu por 3x1 no jogo de ida e por 2x1 no jogo da volta.

A decisão da final começou no Arruda. Os tricolores abriram o placar aos 31 minutos do primeiro tempo, com Lelê, e seguraram o resultado até o apito final. O jogo da volta ficou empatado por 0x0, dando mais um título à Cobra Coral na temporada. 

Santa Cruz é campeão Pernambucano em 2016Santa Cruz empata com Sport e conquista o título do Campeonato Pernambucano 2016. Foto: Antonio Melcop/Santa Cruz F.C.

Do título inédito ao calendário nulo: veja um resumo do que aconteceu até aqui

2016

Campeonato Pernambucano: campeão
Copa do Brasil: eliminado na terceira rodada
Copa do Nordeste: campeão
Campeonato Brasileiro: rebaixado em 19º lugar (Série A)

2017

Campeonato Pernambucano: eliminado na semifinal
Copa do Brasil: eliminado nas oitavas de final
Copa do Nordeste: eliminado na semifinal 
Campeonato Brasileiro: rebaixado em 18º lugar (Série B)

2018

Campeonato Pernambucano: eliminado nas quartas de final
Copa do Brasil: não participou 
Copa do Nordeste: eliminado nas quartas de final
Campeonato Brasileiro: eliminado nas quartas de final (Série C)

2019

Campeonato Pernambucano: eliminado nas quartas de final
Copa do Brasil: eliminado na quarta rodada
Copa do Nordeste: eliminado na semifinal
Campeonato Brasileiro: eliminado na primeira fase (Série C)

2020

Campeonato Pernambucano: vice-campeão
Copa do Brasil: eliminado na segunda rodada
Copa do Nordeste: eliminado nas quartas de final
Campeonato Brasileiro: eliminado na primeira fase (Série C)

2021

Campeonato Pernambucano: eliminado na semifinal
Copa do Brasil: não participou
Copa do Nordeste: eliminado na primeira fase
Campeonato Brasileiro: rebaixado para a Série D

2022

Campeonato Pernambucano: eliminado na semifinal
Copa do Brasil: não participou
Copa do Nordeste: não participou (desclassificado na pré-eliminatória)
Campeonato Brasileiro: eliminado nas oitavas de final (Série D)

2023

Campeonato Pernambucano: eliminado nas quartas de final 
Copa do Brasil: não participou
Copa do Nordeste: eliminado na primeira fase
Campeonato Brasileiro: eliminado na primeira fase (Série D)

2024

Campeonato Pernambucano: eliminado na semifinal
Copa do Brasil: não participou
Copa do Nordeste: não participou (desclassificado na pré-eliminatória)
Campeonato Brasileiro: não participou.
 

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B
Série B

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B

Newsletter