Halterofilista iraniano é suspenso por cumprimentar atleta israelense
O Irã é inimigo declarado de Israel. O país não reconhece o Estado judeu e proíbe qualquer contato entre atletas iranianos e israelenses
O halterofilista iraniano Mostafa Rajai foi suspenso pelas autoridades de seu país após cumprimentar um atleta israelense durante uma competição na Polônia.
"A Federação de Halterofilismo proíbe de forma vitalícia o acesso do atleta Mostafa Rajai a todas as instalações esportivas do país e demite de suas funções o chefe da delegação para a competição, Hamid Salehinia", anunciou a entidade em um comunicado, citado pela agência estatal IRNA.
Leia também
• Macron anuncia "cúpula de desenvolvimento sustentável olímpico" antes dos Jogos de Paris 2024
• Samuel entra em contagem regressiva para a Paralimpíada de Paris no dia em que completa 18 anos
• Mesmo em sexto no Mundial de canoagem, Isaquias herda vaga olímpica para Paris-2024
No último sábado (26), Rajai cumprimentou com um aperto de mãos o halterofilista israelense Maksim Sverisky, depois que ambos subiram no pódio do torneio Worldmasters, na cidade polonesa de Wieliczka.
O Irã, inimigo declarado de Israel, não reconhece o Estado judeu e proíbe qualquer contato entre atletas iranianos e israelenses.
Segundo a IRNA, Mostafa Rajai "cruzou as linhas vermelhas da República Islâmica" quando a delegação iraniana "foi enviada com o apoio da Federação".
Em 2021, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, pediu aos atletas do país que não cumprimentassem "representantes do regime criminoso [israelense] por obterem uma medalha".
A maioria dos atletas iranianos evita enfrentar representantes de Israel em competições, forçando a própria desclassificação ou apresentando atestados médicos para alegar impossibilidade de competir.