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Hamilton espera que Ferrari seja 'um segundo mais rápida' no GP da Itália

Time italiano tem uma velocidade de reta muito superior à de seus rivais

Hamilton liderou campeonato de forma tranquilaHamilton liderou campeonato de forma tranquila - Foto: Christof Stache / AFP

Desde o início da temporada da Fórmula 1, a vitória da Ferrari no GP da Itália, que será disputado neste fim de semana, é dada como certa.

Isso, porque o time italiano tem uma velocidade de reta muito superior à de seus rivais, tanto pela potência do motor em si, principalmente na classificação, quanto pelo fato de o carro gerar menos arrasto (ou seja, oferecer menos resistência ao ar). E o circuito de Monza tem apenas 11 curvas e longas retas, casando com as características ferraristas.
Não é por acaso que Lewis Hamilton saiu do GP do último final de semana na Bélgica dizendo que a Mercedes não apenas não tem muita chance em Monza, como cravou que os rivais serão "1s mais rápidos nas retas".

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Isso, depois que Charles Leclerc venceu o GP da Bélgica de ponta a ponta. A pista de Spa-Francorchamps tem dois setores de alta velocidade, mas também tem uma parte recheada de curvas, nas quais a Mercedes conseguia se aproximar. O problema, para o time de Hamilton, é que em Monza isso não existe.

Perguntado pelo UOL Esporte sobre o que espera em termos de rendimento de seus rivais neste fim de semana, Hamilton respondeu com um longo suspiro. "Eles vão ser muito velozes em Monza. Será muito difícil, a não ser que a gente consiga encontrar alguma coisa. Eles vão ser 1s mais rápidos nas retas. O problema é que quase não há curvas em Monza para recuperarmos terreno, e eles já conseguiram ganhar na Bélgica mesmo perdendo muito tempo no segundo setor", explicou.

Quando Hamilton fala em "encontrar alguma coisa", ele se refere ao maior conhecimento do novo motor, que estreou justamente em Spa. Porém, para piorar a situação, a unidade de potência atualizada, além de não ter se aproximado em termos de velocidade da Ferrari, sofreu quebras nos dois clientes da Mercedes -Racing Point, com Sergio Perez, e Williams, com Robert Kubica. Isso fez os alemães inclusive cogitarem utilizar a versão 2 do motor em Monza, mas a perda em relação à Ferrari seria ainda maior.

Os jornais italianos noticiaram nesta semana que a vantagem da Ferrari é de 15km/h, referindo-se ao que a Scuderia ganha na classificação, por usar uma configuração mais agressiva que aumenta ainda mais a vantagem, haja visto que Leclerc fez a pole position em Spa com 0s7 de vantagem.

Na corrida, a vantagem é menor e a tendência do carro italiano é escorregar mais nas curvas, desgastando mais pneus. Foi por isso que a Ferrari teve de usar Sebastian Vettel como escudeiro e mesmo assim Leclerc foi pressionado por Hamilton nas voltas finais na Bélgica. Mas, em Monza, com menos curvas, também espera-se que o desgaste de pneus ferrarista não seja tão excessivo.

Não que a vantagem ferrarista em casa preocupe Hamilton em termos de campeonato. Ele tem 65 pontos de vantagem na liderança, e os pilotos da Ferrari são apenas o quarto e quintos na tabela. O único fator que pode ajudar o inglês é a chuva, que está prevista para o domingo em Monza.

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