Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Hélio dos Anjos dispara contra Gaciba: "Estrela e prepotente"

Treinador criticou postura dos árbitros no jogo contra o Botafogo, sobrando até para o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF

Hélio dos AnjosHélio dos Anjos - Foto: Tiago Caldas/CNC

Expulso aos sete minutos no jogo contra o Botafogo, nos Aflitos, pela quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Hélio dos Anjos, do Náutico, fez duras críticas não só ao quarteto de arbitragem do confronto, mas também a Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O treinador chamou o chefe do departamento de "estrela e prepotente".

"A relação dos árbitros dirigida pelo (Leandro) Gaciba é de estrelismo e prepotência. Porque o Gaciba era estrela e prepotente. Essa relação é complicada por causa disso, porque os árbitros são estrelas e prepotentes. Comigo aconteceu esse caso (expulsão contra o Botafogo) e estou tornando público. É difícil ter acordo com o comportamento da arbitragem pernambucana nos jogos aqui nos Aflitos”, disse o treinador, que desfalcou o Timbu no duelo seguinte, perante o Londrina, no estádio do Café. 

Hélio deu detalhes sobre o comportamento da arbitragem antes mesmo de a bola rolar para o jogo entre Náutico e Botafogo. "Meu time estava em aquecimento e o bandeirinha que estava do meu lado, no banco, falou para o meu treinador de goleiros (João Lacerda): "Olha, manda o Anjos ficar quieto, porque nossa tolerância é zero". Como é que os árbitros de Minas Gerais vão saber da minha maneira de ser? Até do meu comportamento muitas vezes intempestivo? A primeira vez que ele (árbitro) falou comigo, foi mal educado. E eu fui expulso por causa disso, porque eu pedi para ele educação. O árbitro veio até mim e eu disse que a única coisa que eu queria do bandeira dele era educação. Ele olhou para mim e me expulsou. Então quer dizer: um árbitro de Minas, nunca tinha apitado um jogo meu, como é que ele chega e manda um recado desse antes do jogo? Então eles já entraram em campo preparados. Preparados por quem? Preparados pelos colegas deles aqui de Pernambuco.", esbravejou.

O treinador ainda fez um alerta à Federação Pernambucana de Futebol (FPF). "A Federação tem que ter atenção, a arbitragem tem que ter atenção. Nós temos uma maneira de trabalhar agressiva, muitas vezes intempestiva, mas nesse jogo, sendo expulso aos sete minutos, com o bandeira me tratando com má educação, alguma coisa estava programada. Estarei disputando o Campeonato Pernambucana do ano que vem e não vou ter qualquer problema com a arbitragem de Pernambuco", frisou.

Hélio dos Anjos citou partidas que o Náutico fez fora de casa para exemplificar que o problema geralmente tem acontecido em confrontos que o Timbu realiza no Recife. 

"Tivemos um jogo em São Paulo com o Guarani, com o Vitória (na Bahia), e tivemos problema zero na relação com o quarto árbitro, com a arbitragem. E aqui, coincidentemente, aconteceu isso. Que isso sirva de alerta, porque sou dono das minhas palavras. Quero deixar isso claro. Começam a colocar a condição de que Hélio dos Anjos é desequilibrado, que é isso e aquilo. Pode transferir a responsabilidade para mim porque eu assumo o que eu tenho que fazer e o que faço de errado. Agora, nesse caso, me preocupa. A arbitragem brasileira me preocupa porque o Gaciba, na minha visão, não tem competência suficiente para ser diretor de arbitragem. E essa prepotência dos árbitros é muito delineada pelo comportamento do seu dirigente máximo em termos de arbitragem", concluiu.

 

Veja também

Newsletter