Logo Folha de Pernambuco

Sport

Histórico recente da Série B joga contra Sport na busca pelo acesso

Com 5% de chance de subir de divisão, Leão precisaria de campanha memorável para retornar à elite

Kayke em ação contra o TombenseKayke em ação contra o Tombense - Foto: Rafael Bandeira/Sport Club do Recife

Matematicamente, o acesso do Sport ainda é possível. De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances do clube pernambucano chegar à elite do futebol nacional é de 5%. No entanto, no histórico recente da Série B, o cenário é de pessimismo para as pretensões rubro-negras na competição. Desde a última participação do Leão na Segundona, em 2019, nenhum clube que fechou a 25ª rodada com tamanha distância para o G-4 conseguiu subir de divisão. Atualmente, a equipe de Claudinei Oliveira tem 34 pontos, oito a menos que o Vasco, equipe que abre o grupo dos quatro primeiros.

Para se ter uma ideia, na última Série B disputada pelo time da Ilha do Retiro, o quarto colocado após 25 rodadas disputadas era o CRB, com 38 pontos. Mesma pontuação do Coritiba (5º), que acabou roubando a vaga dos alagoanos no decorrer da competição. 

Em 2020, em cenário parecido com o do ano anterior, um time que ocupava o G-4 da competição na 25ª rodada acabou não subindo. Na ocasião, sobrou para o Sampaio Corrêa. Neste recorte de jogos, os maranhenses tinham 41 pontos, mas foram ultrapassados pelo Cuiabá, que somavam um ponto a menos, e conseguiu o acesso ao lado da Chapecoense, América-MG e Juventude. 

No ano passado, o Avaí conseguiu tirar uma boa vantagem para chegar à Primeira Divisão. Os catarinenses tinham alcançado a marca de 40 pontos em 25 partidas, ocupando a 6ª posição. À época, o quarto colocado CRB, tinha quatro de vantagem sobre o adversário. Porém, nos 13 compromissos finais, o Leão da Ilha somou 24 pontos, oito a mais que os alagoanos, que terminaram a temporada na 7ª posição. 

Além de caçar o Vasco, o Sport tem que brigar com outras equipes que estão próximas a ele para tentar chegar ao G-4. Fora do grupo dos quatro primeiros, o Leão ainda precisa ultrapassar Tombense (5º), com 36 pontos, e Londrina (6º), com 35. Sampaio Corrêa e CRB, com 33 e 32 pontos, respectivamente, são outros times que podem tomar uma posição do Rubro-negro na tabela. Ambos se enfrentam neste sábado, em São Luís. 

Veja também

Newsletter