Logo Folha de Pernambuco

Sport

Histórico recente da Série B joga contra Sport na busca pelo acesso

Com 5% de chance de subir de divisão, Leão precisaria de campanha memorável para retornar à elite

Kayke em ação contra o TombenseKayke em ação contra o Tombense - Foto: Rafael Bandeira/Sport Club do Recife

Matematicamente, o acesso do Sport ainda é possível. De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances do clube pernambucano chegar à elite do futebol nacional é de 5%. No entanto, no histórico recente da Série B, o cenário é de pessimismo para as pretensões rubro-negras na competição. Desde a última participação do Leão na Segundona, em 2019, nenhum clube que fechou a 25ª rodada com tamanha distância para o G-4 conseguiu subir de divisão. Atualmente, a equipe de Claudinei Oliveira tem 34 pontos, oito a menos que o Vasco, equipe que abre o grupo dos quatro primeiros.

Para se ter uma ideia, na última Série B disputada pelo time da Ilha do Retiro, o quarto colocado após 25 rodadas disputadas era o CRB, com 38 pontos. Mesma pontuação do Coritiba (5º), que acabou roubando a vaga dos alagoanos no decorrer da competição. 

Em 2020, em cenário parecido com o do ano anterior, um time que ocupava o G-4 da competição na 25ª rodada acabou não subindo. Na ocasião, sobrou para o Sampaio Corrêa. Neste recorte de jogos, os maranhenses tinham 41 pontos, mas foram ultrapassados pelo Cuiabá, que somavam um ponto a menos, e conseguiu o acesso ao lado da Chapecoense, América-MG e Juventude. 

No ano passado, o Avaí conseguiu tirar uma boa vantagem para chegar à Primeira Divisão. Os catarinenses tinham alcançado a marca de 40 pontos em 25 partidas, ocupando a 6ª posição. À época, o quarto colocado CRB, tinha quatro de vantagem sobre o adversário. Porém, nos 13 compromissos finais, o Leão da Ilha somou 24 pontos, oito a mais que os alagoanos, que terminaram a temporada na 7ª posição. 

Além de caçar o Vasco, o Sport tem que brigar com outras equipes que estão próximas a ele para tentar chegar ao G-4. Fora do grupo dos quatro primeiros, o Leão ainda precisa ultrapassar Tombense (5º), com 36 pontos, e Londrina (6º), com 35. Sampaio Corrêa e CRB, com 33 e 32 pontos, respectivamente, são outros times que podem tomar uma posição do Rubro-negro na tabela. Ambos se enfrentam neste sábado, em São Luís. 

Veja também

STF forma maioria para manter prisão de Robinho
justiça

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Newsletter