Logo Folha de Pernambuco

Esportes

Hugo Calderano vence no Aberto da Áustria de tênis de mesa

Brasileiro está classificado para as oitavas de final da competição. No aberto, a dupla Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy caíram nas oitavas de final do torneio de duplas masculino, apesar de realizarem uma boa partida

Hugo Calderano, atleta de tênis de mesaHugo Calderano, atleta de tênis de mesa - Foto: Divulgação/COB

O brasileiro Hugo Calderano venceu o primeiro desafio no Aberto da Áustria, competição platinum do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, o principal nível de torneios do Circuito. Nesta quinta-feira (14), em Linz, ele bateu o norte-americano Kanak Jha, de virada, por 4 a 2 (11/9, 8/11, 8/11, 11/5, 11/3 e 11/5).

Com isso, o sexto melhor jogador do ranking mundial está classificado para as oitavas de final do torneio individual masculino. Nesta sexta-feira, em horário a ser definido, ele encara o vencedor do confronto entre o alemão Patrick Franziska e o sul-coreano Jeoung Youngsik, que se enfrentam nesta tarde.

Leia também:
No tênis de mesa, Brasil vai bem no 1º dia do Aberto da Áustria
Calderano confirma favoritismo e é bicampeão de tênis de mesa no Pan


O jogo começou como previsto. Diante de um dos maiores talentos da nova geração, Kanak Jha, de apenas 19 anos, Calderano teria de mostrar toda a sua qualidade para sair vitorioso. O primeiro set foi bem equilibrado, com o brasileiro tendo certo controle da partida e fechando em 11 a 9.

Na segunda parcial, Jha começou explorando os erros do brasileiro, abriu uma boa vantagem de 4 a 0 e conseguiu fechar em 11 a 8. Calderano foi para o terceiro set disposto a impor seu jogo. Atuando de forma bem agressiva, chegou a abrir 5 a 1, mas logo depois permitiu o empate e a virada do norte-americano.

Em desvantagem no placar, o brasileiro passou a trazer todo o seu repertório a partir do quarto set. Com um jogo muito intenso, Calderano foi absoluto, venceu a parcial, atropelou no quinto set e manteve o ritmo forte no sexto, finalizando o confronto por 4 a 2.

Dupla
Os brasileiros Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy caíram nas oitavas de final do torneio de duplas masculino, apesar de realizarem uma boa partida contra os sul-coreanos Jeoung Youngsik e Lee Sangsu, líderes do ranking mundial de duplas, com direito inclusive a um set arrasador dos brasileiros. O placar final foi de 3 a 1 para os adversários (8/11, 8/11, 11/2 e 6/11).

Veja também

Newsletter