Ídolo do Manchester United e da seleção inglesa, Wayne Rooney anuncia aposentadoria e vira treinador
Rooney vinha fazendo função de treinador-jogador no Derby County, após saída do treinador Philip Cocu
Aos 35 anos, Wayne Rooney decidiu pendurar as chuteiras e dar início a uma nova jornada no futebol. A partir de agora, assume o comando técnico do Derby County, da segunda divisão inglesa, a Championship. Rooney já estava no Derby County desde janeiro, onde vinha fazendo função de treinador-jogador, após a saída do holandês Phillip Cocu, em novembro. Efetivado nesta sexta-feira (15), Rooney tem contrato até junho de 2023, e faz sua estreia oficial como treinador do Derby no sábado (16), contra o Roterham United, em casa, no Pride Park Stadium.
Revelado pelo Everton, Rooney apareceu para o futebol em 2002, quando ainda vestindo a camisa azul, foi o jogador mais jovem a marcar um gol na Premier League, aos 16 anos, contra o Arsenal, em uma partida que quebrou uma invencibilidade de 30 jogos dos londrinos.
Dois anos depois, Rooney seguiu para o Manchester United, por 27 milhões de libras. No United, foram 13 anos acumulando títulos e recordes. São cinco títulos de Premier League, quatro da Copa da Liga, um da Copa da Inglaterra, um da Liga Europa, um da Liga dos Campeões da Europa, e um do Mundial de Clubes. Wayne Rooney é o maior artilheiro da história do Manchester United, com 253 gols, e da seleção inglesa, com 53 gols.
Após o glorioso período no United, Rooney retornou ao Everton, em 2017, e em seguida foi para o D.C United, dos Estados Unidos, onde ficou por duas temporadas, até chegar ao Derby County. Pelo Derby, Rooney fez 35 jogos, marcou sete gols e deu três assistências. Como treinador-jogador, Rooney fez nove jogos, com três vitórias, quatro empates e duas derrotas.