Logo Folha de Pernambuco

Maradona

Imprensa exalta Maradona, um ícone entre o "gênio" e o "pecado"

La Gazzetta dello sport trouxe na primeira página 'a morte do deus do futebol' em uma foto do craque beijando a taça da Copa do Mundo

Maradona completa 60 anos de idadeMaradona completa 60 anos de idade - Foto: Jorge Duran/AFP

"Eu vi Maradona": a imprensa europeia e de todo o mundo cobrem suas capas com uma fita preta e a camisa argentina em homenagem nesta quinta-feira a Diego Maradona, que morreu na quarta-feira, exaltando o seu "mito, seu caráter, sua imortalidade".

Na Itália, o jornal esportivo La Gazzetta dello sport evoca na primeira página "a morte do deus do futebol" em uma grande foto do craque argentino beijando a taça da Copa do Mundo, em referência a uma famosa canção dos torcedores napolitano: "Ho visto Maradona "(Eu vi Maradona).

O jornal publicou mais de 20 páginas de memórias para relembrar as façanhas e os excessos do "Pibe de Oro". "Napoli chora. Adeus Diego, mas nada acaba. Nada e ninguém poderá quebrar o laço que o unia a esta cidade e seus habitantes", escreve a Gazzetta. 

"Ninguém defendeu Nápoles como ele", afirma Il Mattino, o jornal da região de Nápoles. "Nápoles torna-se o túmulo de Maradona", acrescenta a publicação, que destaca "os destinos paralelos de Maradona e Nápoles, entre o amor e a anarquia". 

"O deus da bola" é a manchete do Il Fatto Quotidiano, enquanto Il Messagero fala "da auréola e dos pecados" de um homem que conheceu "os excessos, o submundo e o trono".

"Deus está morto"

O jornal esportivo francês L'Equipe tem como título de página inteira "Deus está morto", inclusive mudando a cor de seu logotipo para o azul-celeste da bandeira argentina. Na Espanha, o Marca está de luto em sua tradicional faixa vermelha. Cada página traz o número 'N.10', que o gênio argentino usava em sua camisa. 

Na capa, uma grande foto de Maradona vem acompanhada de uma frase que define "seu mito, seu caráter, sua imortalidade", segundo o Marca: "Se eu morrer, quero renascer e quero ser jogador de futebol. E quero ser Diego Armando Maradona de novo. Sou um jogador que faz as pessoas felizes, isso para mim dá e sobra".

O Mundo Deportivo, o jornal esportivo catalão, dedicou, por sua vez, um dossiê especial de 15 páginas à morte do ex-jogador do Barcelona e "ídolo planetário", recordando uma citação do argentino ao imaginar o que diria a si mesmo no dia da sua morte : "Uh, o que eu diria? Obrigado por jogar futebol porque é o esporte que me deu mais alegria, mais liberdade, é como tocar o céu com as mãos. Obrigado à bola. Sim, colocaria uma lápide que diz: obrigado à bola".

"Armadilhas à parte"

"O ídolo que tocou o céu", destaca o jornal espanhol El Mundo. "Morre Maradona, um deus do futebol", acrescentou El País, o principal jornal espanhol. Até a Inglaterra, onde Maradona deixou uma imagem polêmica por seu famoso gol com a mão contra os ingleses nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986 ("a mão de Deus", segundo Maradona), exalta a genialidade do craque argentino, campeão mundial naquele ano. 

"Adeus a um gênio do futebol que dominou uma Copa do Mundo como ninguém", afirma o Guardian, que nas páginas internas fala sobre "o Messias: um prodígio que cumpriu sua profecia".  

"Armadilhas à parte - se você gosta de futebol, então você gosta de Diego Maradona", escreve, por sua vez, o prestigioso The Times, reproduzindo a crônica da famosa partida Argentina-Inglaterra de 1986, entre sua "mão de Deus" e seu segundo gol depois de driblar vários jogadores ingleses. 

"O gol que seguiu a mão de Deus é talvez o feito individual mais bonito já visto em uma Copa do Mundo, e a razão pela qual o gênio de Maradona sobreviverá a ele", conclui o Daily Mail.

Veja também

Vini Jr perde pênalti e Brasil fica no empate com a Venezuela pelas Eliminatórias
Eliminatórias

Vini Jr perde pênalti e Brasil fica no empate com a Venezuela pelas Eliminatórias

Conheça trajetória de casal de lutadores que pretende fazer história no Jungle Fight 132
MMA

Conheça trajetória de casal de lutadores que pretende fazer história no Jungle Fight 132

Newsletter