Eurocopa Feminina

Inglaterra vence Áustria por 1x0 na abertura da Eurocopa feminina

Anfitriã da competição, inglesas fora apoiadas por um público recorde na competição

Anfitriãs, inglesas abriram a Eurocopa Feminina com vitóriaAnfitriãs, inglesas abriram a Eurocopa Feminina com vitória - Foto: Oli Scarff / AFP

A Inglaterra, seleção anfitriã, venceu a Áustria na partida de abertura da Eurocopa feminina de futebol, nesta quarta-feira no estádio de Old Trafford em Manchester diante de um público de 68.871 espectadores, um recorde na história deste torneio.

A atacante do Arsenal Beth Meade marcou o único gol do jogo encobrindo a goleira austríaca, aos 17 minutos. Mas as 'Leoas' inglesas tiveram problemas para finalizar as jogadas e sua falta de eficiência as fez sofrer até o apito final, que veio com um sentimento de alívio.

Ellen White desperdiçou duas boas chances de cabeça aos 27 e 44 do 1º tempo, antes do intervalo. Alessia Russo, aos 26 do 2º tempo, e Chloe Kelly, aos 31 do 2º tempo, também quase marcaram o segundo para a seleção inglesa. Por outro lado, uma excelente defesa de Mary Earps, aos 33 do 2º tempo, evitou um resultado decepcionante para o time da casa. 

A Inglaterra, com estes três primeiros pontos, lidera o Grupo A, que é completado por Noruega e Irlanda do Norte, que se enfrentam no outro duelo da primeira rodada, nesta quinta-feira. 

As vulnerabilidades mostradas pela Inglaterra nesta abertura certamente serão trabalhadas nos próximos dias pela sua treinadora, a perfeccionista Sarina Wiegman, que levou a Holanda ao título europeu em 2017. Desde a chegada de Wiegman, as inglesas se mantêm invictas, agora em quinze jogos, nos quais conquistaram vitórias importantes como diante da Alemanha (3x1), seleção campeã de oito das doze últimas Euros, e contra a Holanda (5x1), a atual campeã continental. 

A Eurocopa da Inglaterra-2022 marca também um passo adiante na dimensão mediática do futebol feminino no 'Velho Continente'. Além do recorde registrado nesta quarta-feira em Old Trafford há outros dados que trazem otimismo. 500.000 dos 750.000 ingressos colocados à venda já foram vendidos e a Uefa espera 250 milhões de espectadores

O recorde de público de Old Trafford provavelmente será quebrado na final de Wembley, no dia 31 de julho, onde são esperadas 87.000 pessoas, o que representará um novo marco na história da Eurocopa feminina. 

Veja também

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos
FUTEBOL EUROPEU

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo
CASO GOLEIRO BRUNO

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo

Newsletter