Futebol

Inscrições de chapas para eleições no Náutico começam nesta sexta (6); confira como funciona

Pleito será realizado no dia 12 de novembro, nos Aflitos, escolhendo os próximos presidentes do Executivo e do Deliberativo do clube para o biênio 2024-2025

Sede do Náutico, nos AflitosSede do Náutico, nos Aflitos - Foto: Léo Lemos/Arquivo Náutico

Desta sexta (6) até o dia 13 de outubro, as chapas que pretendem concorrer às eleições presidenciais do Náutico poderão se inscrever para o pleito que ocorrerá no dia 12 de novembro, das 8h às 17h, nos Aflitos. Serão eleitos os próximos chefes do Executivo e do Deliberativo para o biênio 2024-2025. Confira como funcionará a votação, os critérios para se inscrever na disputa e quem pode participar da escolha dos futuros mandatários alvirrubros.

Nas eleições do Náutico, podem votar sócios maiores de 18, das seguintes categorias citadas pelo estatuto do clube: Grandes Beneméritos, Beneméritos, Eméritos, Contribuintes, Remidos, 100% Timba, Branco de Paz, Patrimonial e Vermelho de Luta. Os associados de outras categorias não poderão participar.

Além disso, o sócio precisa integrar o quadro social do clube há pelo menos um ano e estar adimplente nos seis meses anteriores à eleição. A lista de associados aptos a votar, vale dizer, deve sair até o dia 11 de outubro e pode ser impugnada no prazo de até 48 horas, contando a data da publicação. No dia da votação, o eleitor deve levar documento de identificação com foto.

No caso dos postulantes aos cargos, serão aceitas candidaturas de sócios com idade a partir de 30 anos, associado há pelo menos três e adimplente há dois anos, no mínimo (desde outubro de 2021). Além disso, o candidato precisa ser ficha limpa (sem condenações em segunda instância) e não pode ter sido anistiado do pagamento de suas contribuições há pelo menos dois anos. 

A publicação das chapas deve ocorrer até o dia 16 de outubro e uma possível impugnação, caso haja alguma irregularidade, pode acontecer até o dia 18. Além da escolha dos presidentes, serão eleitos 270 conselheiros, com mandato de quatro anos, sem limite de reeleição. Esses eleitos também escolheram mais 30 conselheiros, fechando o grupo em 300. 

A Comissão Eleitoral do Náutico tem como presidente o subprocurador-geral da República, Joaquim Dias. O vice é o delegado da Polícia Civil, Cláudio Borga. Os demais integrantes que compõem a mesa são os conselheiros Gabriel Cavalcanti Neto, Lítio Santos e Edmilson Boaviagem.

Na situação, o nome de Roberto Selva, ex-vice jurídico do clube, é cotado para representar o grupo. O advogado Aluísio Xavier deve concorrer pela oposição. 

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter