Liga dos Campeões

Inter vence Viktoria Plzen e vai às oitavas da Champions; Barça é eliminado

Time italiano goleou os tchecos pelo placar de 4x0 e tirou possibilidade dos espanhóis os ultrapassarem

Jogadores celebram classificação com a torcidaJogadores celebram classificação com a torcida - Foto: MIGUEL MEDINA / AFP

A Inter de Milão venceu o Viktoria Plzen por 4x0 em casa, nesta quarta-feira, pela quinta rodada da Liga dos Campeões, e se classificou para as oitavas de final da competição.

Com o resultado, a Inter chega a 10 pontos, seis à frente do Barcelona, enquanto o Viktoria Plzen continua na lanterna do Grupo C, liderado pelo Bayern de Munique.

O Plzen, que defendeu bem durante o primeiro tempo, teve sua defesa vazada pelo armênio Henrikh Mkhitaryan aos 35 minutos, que marcou de cabeça após lançamento recebido por Alessandro Bastoni.

Sete minutos mais tarde, Edin Dzeko ampliou para 2 a 0 recebendo belo passe de Federico Dimarco.

Aos 10 da segunda etapa, Mkhitaryan quase marcou o terceiro gol, mas a bola acabou batendo na trave. E o ataque não parou, ao passo que dois minutos depois foi a vez de Lautaro Martínez finalizar, mas viu o goleiro do Plzen defender.

Dzeko foi protagonista mais uma vez aos 21, em lance em que Martínez costurou a defesa tcheca e acabou encontrando o camisa '9' livre. O momento do gol ainda foi revisado pelo VAR, mas a jogada foi validada posteriormente.

Para fechar o placar, Romelu Lukaku, que não jogava desde 26 de agosto devido a uma lesão, acertou uma bela finalização de dentro da área aos 42 minutos da segunda etapa.

O belga de 29 anos, que entrou no jogo a oito minutos do apito final, foi ovacionado pela torcida interista e agora volta a integrar o elenco dos 'nerazzurri' para a última rodada da Champions. Além de ficar disponível ao técnico da seleção da Bélgica, Roberto Martínez, para disputar a Copa do Mundo.

Com a classificação à próxima fase da Champions, o time de Milão confirma sua recuperação na temporada, sobretudo pelas três vitórias nos últimos três jogos do Campeonato Italiano, o que lhe permite brigar pelas primeiras posições da tabela.

"Sabíamos que tínhamos caído em um grupo muito difícil, mas estávamos esperançosos. Percorremos um longo caminho nesta fase de grupos, superamos as expectativas. Temos que aplaudir esses jogadores", comemorou o técnico da Inter, Simone Inzaghi, em declarações ao Prime Video.

Na próxima semana, o time de Inzaghi viaja até a Alemanha para um último duelo contra o Bayern, que hoje bateu o Barcelona por 3 a 0 no Camp Nou.

Já eliminado antes mesmo de entrar em campo com a vitória da Inter, o Barça terminou sua quarta-feira de pesadelo de forma melancólica.

O time bávaro, que com a vitória garantiu a liderança da chave com 15 pontos, fez um jogo relativamente tranquilo, construindo o resultado ainda no primeiro tempo, com gols de Mané aos nove minutos e de Eric-Maxim Choupo-Moting aos 30. Depois do intervalo, Benjamin Pavard fechou o placar nos acréscimos.

Os catalães agora têm que se contentar com a terceira colocação, que os leva para a Liga Europa. É o segundo ano consecutivo em que o Barcelona cai na fase de grupos da Champions.

Veja também

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos
FUTEBOL EUROPEU

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo
CASO GOLEIRO BRUNO

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo

Newsletter